Comércio varejista sofre queda por segundo mês consecutivo

 

Os recentes dados do varejo são um balde de água fria para os empreendedores. As vendas do comércio varejista brasileiro caíram 0,3% em junho na comparação com o mês anterior, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do segundo resultado negativo consecutivo, acumulando perda de 1,5% em dois meses.

A taxa de maio foi revisada para queda de 1,2% em vez de 0,6%, devido à greve dos caminhoneiros que causou desabastecimento e queda no consumo também no mês seguinte.

Além dos dados de maio, o IBGE revisou os dados do comércio de todos os meses deste ano. Em abril, a alta de 0,7% foi revisada para 1,1%. Em março, ao invés de um avanço de 1%, a alta foi de 0,9%. Fevereiro, quando havia sido divulgada uma estabilidade de 0%, houve queda de 0,1%. E em janeiro o setor avançou 0,9%, ao contrário do 1% que havia sido divulgado.

Recuperação Lenta

Com o desemprego ainda elevado e confiança dos empresários ainda baixa diante das incertezas em relação às eleições, a expectativa é um ritmo de recuperação mais lento da economia.

Sequelas da Crise

Segundo Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ainda há sequelas da paralisação e crise dos combustíveis. “As condições do transporte não estão totalmente normalizadas, prejudicando atividades ligadas à agricultura, por exemplo, que até agora não resolveram a questão do frete”.

Para mais informações:
https://newtrade.com.br/economia/ritmo-do-varejo-brasileiro-esta-mais-lento-do-que-antes-da-paralisacao-diz-acsp/?utm_source=SocialAutoPoster&utm_medium=Social&utm_campaign=Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s