O 5G está chegando, que tal saber mais sobre a tecnologia?

Com a popularidade do streaming de vídeo e música e os dados em nuvem, o mundo está se tornando cada vez mais móvel, consumindo, assim, um número crescente de dados a cada ano. O que requer avanços na tecnologia de conexão.

Já era tempo

O 5G chegará em um momento mais que necessário, pois as faixas de frequência existentes estão ficando congestionadas, levando a falhas no serviço, especialmente quando muitas pessoas da mesma região tentam acessar serviços online ao mesmo tempo.

A próxima geração de rede de internet móvel promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Trata-se de utilizar melhor o espectro de rádio e permitir que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.

Benefícios na prática

O que quer que façamos agora com nossos smartphones, poderemos fazer mais rápido e melhor. Quem joga games no celular deve notar menos atraso – ou latência – ao pressionar um comando e ver o efeito na tela. Os vídeos para dispositivos móveis prometem ser quase instantâneos e sem falhas. As vídeochamadas, por sua vez, devem se tornar mais claras e menos irregulares, enquanto dispositivos para exercícios poderão ser usados para monitorar sua saúde em tempo real, notificando os médicos assim que houver qualquer emergência.

Tecnicamente, quais os avanços?

A nova tecnologia de rádio, inicialmente, deve ser usada pelas operadoras como uma forma de aumentar a capacidade das redes 4G LTE. Mas apresenta faixas de frequência mais altas – de 3,5 GHz (gigahertz) a pelo menos 26 GHz – e possui uma capacidade maior, mas como seus comprimentos de onda menores.

E qual a data de lançamento?

A maioria dos países não deve lançar a tecnologia 5G antes de 2020, mas a Coreia do Sul pretende sair na frente e oferecer o serviço a partir do ano que vem – suas três maiores operadoras concordaram em começar ao mesmo tempo. A China também está correndo para estrear a tecnologia em 2019. Será que o Brasil também tomará a dianteira nesse lançamento? Pois é, ainda não sabemos, mas seguimos ansiosos.

 

Para saber mais sobre esta inovação tecnológica:

 https://www.bbc.com/portuguese/geral-44936142

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s