Roteirização automática = redução de custos, produtividade e nível de serviço?

Você busca saber como reduzir os custos, subir a produtividade e de quebra manter o nível de serviço ?  E ainda, como a tecnologia pode te ajudar nestes objetivos? Chegou a hora de deixar as perguntas e dúvidas de lado e se deparar com as respostas.

Estamos vivendo um momento de forte concorrência. A formação de preços se transformou em uma engenharia reversa onde o empresário busca o possível e o impossível para manter a vantagem competitiva e a lucratividade.  E as palavras-chaves que realmente diferenciam uma empresa de outra é a eficiência de sua operação. Isso tanto no quesito fidelização do cliente, quanto na rentabilidade de sua operação.

Neste contexto, a automatização de processos é fundamental! Nas últimas duas décadas, o momento de automatizar os processos mais básicos, como o envio de pedidos, faturamento e controles financeiros exigia um grande grupo de envolvidos e causava grande descontrole em operações maiores. Nesta década, o que percebemos foi uma automatização da logística de armazenagem, evitando operações manuais gigantescas e forte índice de perda de mercadorias. Agora, estamos vivendo a era de automatizar a gestão de entregas, um dos maiores centros de custo das operações.

“A utilização de rotas periódicas como áreas de entrega é um conceito ultrapassado quando podemos utilizar um software que analise automaticamente trajetos distintos para cada carga a ser formada.”

Carlos Portela – Veneza Distribuidora

Por não terem tempo suficiente para formar todas as cargas diárias, por não terem “ferramentas” que auxiliem com a distância entre os clientes, ou até mesmo a localização exata do cliente em um mapa, o colaborador responsável por formar as cargas não chega perto de otimizar a utilização da frota da empresa, realizando agrupamentos mais lógicos possíveis com o intuito de atender todas as entregas e utilizar os veículos em sua plena capacidade.

É exatamente neste ponto que o Fusion DMS traz seu primeiro grande benefício. Nossa solução possui mapas atualizados constantemente pela Google e, processados durante a fase de implantação, a localização exata de cada cliente no mapa. Mas não é só isto. O serviço é baseado em diretrizes de roteirização, como:

  • Clientes com janela de entrega;
  • Clientes especiais;
  • Tipos de veículos com suas Capacidades (Peso e Cubagem);
  • Áreas com restrições a tipos de veículos;
  • Tempo máximo de execução por área;
  • Número máximo de entregas.

O Fusion DMS analisa as entregas das áreas selecionadas e, mediante a disponibilidade dos veículos, forma automaticamente as cargas com a divisão das entregas, calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas) que os veículos devem percorrer durante a execução das cargas.

“O Fusion DMS … forma automaticamente as cargas … calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas).”

O colaborador que passava horas montando uns “quebra cabeças” para encaixar todas as entregas, recebe uma visualização no mapa de todas as cargas formadas em poucos instantes, podendo realizar ajustes finos e efetivá-las em seu sistema. Desta forma, a frota passa a ser utilizada da melhor forma possível. Em outras palavras, a solução reduz significativamente a quilometragem rodada pelos veículos durante o mês.

Como boa parte dos custos das entregas variam proporcionalmente com a quilometragem rodada, os custos baixam na mesma proporção. Outro efeito que se percebe é a utilização de menos veículos para uma demanda equivalente ou a redução do tempo de entrega para o cliente final.

Por fim, após alguns poucos meses de automatização da roteirização um outro efeito interessante surge: o aumento da eficiência comercial. Os clientes se tornam mais fiéis e até pagam [um pouco] mais caro para terem o seu serviço. Isto tem uma explicação simples: a melhoria do nível de serviço das suas entregas permite que seu cliente final trabalhe com estoques mais baixos e reposições mais frequentes, ou seja, o seu cliente final aumenta sua eficiência operacional.

Não é isto que todos os empresários estão buscando?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s