Um ciclo diário logístico garante o sucesso das entregas de sua empresa?

Alinhar todas as etapas do seu processo logístico é fundamental quando se pretende ter uma entrega de sucesso. A sua empresa deve ter o controle de todo o fluxo e construir assim um ciclo de pedido estruturado.

O elo direto entre você e o cliente, o ciclo do pedido, é constituído por todas as etapas do processo de venda, desde a seleção do produto e compra, até a entrega do mesmo a seu cliente. E uma das maiores problemáticas logísticas são os horários de corte dos pedidos.

Pensando nisso, a Fusion S/A desenvolveu este conteúdo afim de explanar como um ciclo de pedido estruturado tornam as entregas da sua empresa em um processo de sucesso.

Quando não se tem um horário específico para fechamento das cargas (horário de corte), ou seja, a montagem das cargas ocorre durante todo o dia para a mesma região, é bastante provável que no mesmo dia se tenha mais de um veículo indo para a mesma área.

Em um exemplo real, sem horários de corte

Em um dos projetos da Fusion DMS, fizemos uma prova deste conceito num cliente que não possuía um horário de corte. Submetemos no roteirizador a mesma massa de pedidos e a mesma frota utilizada, porém em um mesmo horário. Era totalmente possível, organizando a agenda logística ou simplesmente adicionando 1 dia a mais no prazo de entrega.

Resultados obtidos com a estruturação do ciclo

Os resultados foram fantásticos:

Panorama das entregas realizadas pelo cliente Fusion antes e depois da roteirização e estabelecimento de um horário de corte dos pedidos.
Panorama das entregas realizadas pelo cliente Fusion antes e depois da roteirização e estabelecimento de um horário de corte dos pedidos.

Na operação real, fica claro que vários veículos foram atender as mesmas áreas. Na operação com horário de cortes e roteirizada, percebe-se que cada veículo atendeu uma área específica.

Abaixo, a tabela comparativa dos resultados obtidos:

Esta situação era extrema. Mas, ocorre em menores níveis em várias operações que visitamos. Dizemos que é essencial ter um ciclo diário da logística para criação do horário de corte dos pedidos e montagem das cargas. Pode-se ter até mais de um horário de corte de pedidos no dia, porém se for para regiões completamente diferentes.

Como aplicar a teoria na prática?

Para se ter sucesso na aplicação do horário de corte dos pedidos, toda a empresa precisa estar dentro de um ciclo pré-estabelecido, desde a venda, passando pela gestão comercial de aprovação, a liberação financeira, o horário de corte dos pedidos para roteirização, em paralelo abastecimento, até a separação e conferência, faturamento, expedição dos pedidos.

A logística precisa estar muito bem dimensionada. O tempo de separação deve estar adequado à demanda de vendas e carregamento (tamanho de frota). Da mesma forma, as vendas precisam estar roteirizadas e sincronizadas com a logística, como falamos anteriormente.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s