LINHA DO TEMPO : 10 consequências e fatos pós-greve dos caminhoneiros

Desde março do ano passado até os dias atuais, confira as reviravoltas, consequências e ações governamentais tomadas.

Muitos foram os percalços durante e, principalmente, após a maior crise dos combustíveis da história brasileira. A Fusion S/A montou uma breve linha do tempo de 10 acontecimentos, consequências e reviravoltas que ocorreram após a greve dos caminhoneiros até, então, há última declaração de alerta sobre uma possível nova greve na semana passada (08 de Maio). Confira e fique alerta.

1- Governo aceita negociar multas aplicadas durante greve dos caminhoneiros

O governo aceita negociar com as empresas transportadoras de cargas a dívida total de R$ 715 milhões, referentes às multas aplicadas pela Justiça durante a greve dos caminhoneiros. As negociações serão conduzidas pela advogada-geral da União, Grace Mendonça.

20 de Agosto de 2018, O GLOBO Economia

2- Caminhoneiros seguem insatisfeitos três meses depois da greve

Os fretes aumentaram até 160% para alguns produtos; a inflação subiu 1,62 ponto porcentual de maio para cá; e até os motoristas, que fizeram inúmeras exigências para liberar as estradas, continuam insatisfeitos. O resultado é uma redução de até R$ 48 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e uma ruptura na confiança – que vinha se recuperando lentamente.

02 de Setembro de 2018, Revista ÉPOCA

3- Caminhoneiros começam a marcar nova greve em grupos de WhatsApp

Paralisação, prevista para 22 de janeiro, deverá exigir que emissão de documento de transporte de carga seja condicionada ao cumprimento da tabela de frete

04 de Dezembro de 2018, Revista VEJA

4- Com ameaça de greve dos caminhoneiros, Petrobrás freia reajuste de preço do diesel

A estatal anunciou alteração na periodicidade dos reajustes do diesel, que serão de 15 em 15 dias, e cartão para caminhoneiros abastecerem com preço fixo nos postos BR

27 de Março de 2019, Estado de Minas

5- Temor de greve leva Bolsonaro a atender pedidos dos caminhoneiros

Sem consultar Paulo Guedes, Bolsonaro foi aconselhado por assessores de que uma greve traria mais problemas políticos do que uma intervenção.

13 de Abril de 2019, EXAME

6- Caminhoneiros sinalizam nova greve e criticam ‘esmolas’ do governo Bolsonaro

Ministro da Infraestrutura anunciou linha de crédito para manutenção dos caminhões. Trabalhadores contestam: mais da metade dos caminhoneiros está com o nome sujo. Vamos conseguir pagar esse crédito?

17 de Abril de 2019, Rede Brasil Atual

7- Greve dos caminhoneiros pode fazer PIB crescer só 0,77% em 2019

O potencial estrago de uma greve dos caminhoneiros no PIB do segundo trimestre poderia levar a economia brasileira a míseros 0,77% de alta neste ano”, indica o o economista-chefe da Necton, André Perfeito.

18 de Abril de 2019, EXAME

8- Preço do diesel irrita caminhoneiros, e risco de nova greve aumenta

Aumento do óleo diesel, anunciado pela Petrobrás, provoca reclamações da categoria. Além da indignação com a estatal, há insatisfação porque o governo federal não estaria cumprindo as medidas prometidas.

04 de Maio de 2019, CORREIO BRASILIENSE

9- Transporte de contêiner pela costa cresce 18% após greve dos caminhoneiros

Quase um ano após a histórica paralisação dos caminhoneiros, houve crescimento de 17,5% no volume transportado por cabotagem em todo o país desde o fim da paralisação até fevereiro deste ano, segundo levantamento do Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain).
A imposição de preços mínimos encareceu o transporte rodoviário em vários trechos do país, favorecendo alternativas que se tornaram mais baratas —ainda que de forma artificial

05 de Maio de 2019, FOLHA DE SÃO PAULO

10- Sem medida para diesel, greve de caminhoneiros está próxima, diz Abcam.

O alerta foi feito durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse nesta quarta-feira que o governo Jair Bolsonaro precisa tomar alguma medida “para ontem” sobre o valor do Diesel, pois o descontentamento é grande.

08 de Maio 2019, VALOR ECONÔMICO

Leia mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s