SÉRIE: Os desafios da logística de transporte brasileira e como vencê-los

Não é fácil transportar, distribuir no Brasil, nesta série de conteúdos, iremos discutir as maiores dificuldades e desafios que a logística brasileira enfrenta e sugestões de como enfrentá-los.

Um pilar fundamental para o sucesso das empresas e para a batalha por espaço competitivo no mercado perante a concorrência, a logística de transporte define o modal ideal para transportar a maior quantidade de mercadorias com o menor custo e de maneira mais rápida.

A área é complexa, pois envolve toda a cadeia de suprimentos, planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produtos. E como se não bastasse a complexidade, o Brasil apresenta condições que impõem desafios à logística.

Todo ano o Brasil perde muito, com custos logísticos em função de problemas que vão desde a alta burocracia até a limitada infraestrutura. Segundo dados da Fundação Dom Cabral, empresas gastaram, em média, 12,37% do seu faturamento bruto com custos logísticos no Brasil nos últimos três anos .

Muitas empresas procuram ofertar seus produtos e serviços de modo rápido, barato e melhor que seus concorrentes, porém, para que isso aconteça, precisa contornar estes vários desafios. 

Os desafios se tornam um ciclo vicioso, o comércio caro e dispendioso, dificultando negócios para comerciantes e importadores, travando a economia brasileira, cada vez menos competitiva por causa da baixa capacidade de transporte e alocação.

Independentemente do porte ou do segmento do negócio, os empreendedores devem implementar estratégias capazes de driblar as dificuldades impostas pelo cenário brasileiro para as entregas.

Para esclarecer melhor este panorama, criamos esta série. A cada semana, discutiremos um desafio da logística de transporte e o que as empresas podem fazer para superá-lo. Que tal nos encontrarmos próxima semana e bater um papo sobre a logística brasileira?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s