CASE FUSION: Baterias Moura segue avançando em projetos e perspectivas de sucesso

A Acumuladores Moura, ou como internacionalmente é conhecida: Baterias Moura, nasceu em 1957 na cidade de Belo Jardim, Pernambuco. A empresa brasileira fundada pelo químico Edson Moura e sua esposa Conceição é, hoje, a maior no segmento de acumuladores da América Latina e uma das maiores fornecedoras para frota de veículos em circulação na América do Sul.

A empresa atua em toda a cadeia de produção e distribuição de baterias. As sete plantas industriais com produção de cerca de 10 milhões de baterias/ano atendem aos mais de 80 distribuidores na América do Sul.

Cliente Fusion desde abril de 2018, a Moura conta com uma Rede de Distribuidores e modelo logístico diferenciado. O Fusion DMS roteiriza e monitora as entregas realizadas no território nacional pela frota logística da rede.

Planta mais recente da Fábrica Moura em Belo Jardim (PE)

Em uma conversa franca, a Baterias Moura abriu as portas de sua logística para contar como o Fusion DMS está inserido no seu cotidiano, nos resultados e em projetos futuros.

Montagem de carga simples e rápida

O que parece ser um complexo trabalho do robusto algoritmo Fusion em sequenciar e agrupar as entregas, levando em conta uma matriz de informações para gerar uma solução de menor custo, surpreende em ter como resultado uma experiência simples e intuitiva aos usuários.

É o que nos conta Eduardo Alves, Coordenador de Gestão da Baterias Moura, ao detalhar que é possível montar uma carga com a rapidez que antes não era possível. Eduardo ainda conta que a praticidade na montagem trouxe otimização aos processos da logística de entregas.

Montagem de cargas simples e otimizada

Precisão de dados e nível de serviço

A logística de entregas Moura é definida em setores distribuídos no Brasil. Todos com seu próprio tempo de entrega predeterminado para que o nível de serviço por cliente e/ou por cidade seja calculado. E o Fusion DMS é ferramenta chave neste processo.

O fluxo de distribuição segue o tradicional: venda, faturamento e, por fim, logística com uso do Fusion monta carga, roteiriza e realiza a entrega. As informações precisas da solução geram automaticamente o tempo de entrega que é confrontado com a expectativa do cliente.

O Fusion DMS monta as cargas, roteiriza, monitora
as entregas dos setores Moura em todo o Brasil

Desta forma, é possível gerir prazos e tornar entregas não satisfatórias em boas surpresas ao cliente. Eduardo Alves confirma a importância do software para o nível de serviço: “A logística de entregas é um pós-venda. Uma boa pós-venda permite que o produto gire no ponto de venda do cliente e, consequentemente, eu vendo mais.“

Objetivo de atender bem cerca os pontos de vendas Moura na América do Sul.

A assertividade no monitoramento que traz sucesso

Para Eduardo, os números de sucesso alcançados só foram possíveis com acompanhamento fiel. Concordamos com nossos clientes e, nesse caso em especial com a Moura, quando o assunto é monitoramento: ele é o sucesso das entregas. Por isso, o módulo de Monitoramento do Fusion, integrado ao rastreador e ao App Mobile, traz em riqueza de detalhes todos os processos realizados pelo motorista em tempo real.

“A Fusion, hoje, atingiu um nível de muita excelência em relação às entregas. Por exemplo, o monitoramento é muito efetivo. O Mobile atrelado à integração ao rastreador garantem uma assertividade perfeita.” relata o Coordenador.

App Mobile é um grande facilitador nas mãos dos motoristas Moura.

Atualmente, o Fusion DMS é integrado com mais de 30 rastreadores do mercado para fornecer este nível de assertividade. E sobre este ponto, Eduardo nos confirma: “Independentemente da solução de rastreamento, a conexão e a integração que há com o Fusion é muito boa com os mapas.”

Ganho de Produtividade

No processo de implantação do Fusion DMS na Moura, duas unidades foram escolhidas na fase piloto nas regiões de Niterói e ABC Paulista. Em seguida, o projeto avançou para todas as unidades da Moura no Brasil.

Registro das equipes Fusion e Moura durante processo de implantação da ferramenta.

Quando se perde o monitoramento, o motorista se sente mais livre. O principal objetivo do monitoramento é fazer o motorista se sentir produtivo. E foi seguindo esta ideia que o ganho em produtividade nas estregas da Baterias Moura surgiu.

A Dinil Distribuidora, filial da rede em Niterói- RJ, demonstrou um grande aumento da média Brasil do indicador de produtividade. Eduardo nos conta que ao monitorar as entregas, o aumento da produtividade foi evidente. Em viagens que eram encerradas anteriormente às sexta, os motoristas começaram a retornar na quarta-feira.

Mudanças de rota, ordem e roteiro tornaram os motoristas Moura mais produtivos.

E ainda, cita um segundo fator responsável pelo aumento produtivo: “A praticidade do Fusion de permitir da central de atendimento a mudança de ordem, roteiro ou incluir coleta de bateria inservível. Ou seja, a facilidade de movimentarmos mais os motoristas, nos fez ser mais produtivos.”

O que nos diz, o cliente:

“A Moura já está na vanguarda do setor de baterias e queremos ampliar isso para a área logística também.”

Eduardo Alves, Coordenador de Gestão Moura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s