Logística Digital: a tecnologia é o sucesso da estratégia

A logística é uma área fundamental econômica e socialmente falando. Com a chegada do século XXI, a era da informação, da agilidade na comunicação e do imediatismo de conhecimento, a necessidade de manter uma cadeia integrada e de alta performance se tornou ainda mais evidente para este setor repleto de desafios.

Fatores como o aumento significativo e constante do e-commerce (leia também o artigo Explosão do e-commerce: sua logística está preparada?), o impulso para a distribuição omnichannel e o esforço para entregar o mais rápido possível para o cliente, estão forçando as empresas a olharem cada vez mais a logística como uma parte estratégica de seus negócios.

A tecnologia levada a um novo nível trouxe o conceito de transformação digital. A revolução que já foi integrada a diversos setores é considerada, por especialistas do ramo, o sucesso da logística de entregas.

A Logística Digital

Impulsionada pela Indústria 4.0 e/ou Quarta Revolução Industrial, a logística digital está relacionada ao processo de integração entre tecnologias e etapas operacionais: redução e automatização de fluxos completos com resultados em eficiência e produtividade. Se antes a ferramenta de sucesso era estrutura, hoje, o destaque é de quem entrega inteligência nos processos logísticos através de tecnologia e conectividade. O trabalho tradicional é demorado e obviamente também ocasiona mais custos com pessoas e infraestrutura.

Ser Digital não significa não ter ativos físicos (veículos próprios, centros de distribuição etc.), mas sim usá-los de forma inteligente e eficaz. Além de, claro, ser transparente em seus processos e fornecer uma gestão inteligente. Um exemplo é tornar visível aos seus clientes o acompanhamento das entregas em tempo real.

Revolução de benefícios

Ficou bem claro até então que a integração da tecnologia à área da logística remete avanços históricos a um cenário atual tido como desafiador. Para que não restem dúvidas, apontamos 5 descritivos destes benefícios:

  1. Aceleração de processos e eficiência: inteligência artificial e automação para roteamento, montagem de cargas e período de corte reduz e otimiza o que antes dependia de esperas, tornando o processo quase instantâneo;
  2. Redução de custos: equipes mais enxutas, redução de erros, uso adequado do orçamento e recursos;
  3. Aumento da produtividade: além da diminuição de erros, a eficiência está ligada ao nível produtivo, é possível ter resultados com mais intensidade.
  4. Otimização da tomada de decisão: dados concretos na mão da gerência e ferramentas que garantem um planejamento robusto;
  5. Controle total dos processos: tecnologia logística consegue mapear todos os setores e a gestão entende o que acontece em cada um deles;

O sucesso na prática

Um grande case da logística digital é a Baterias Moura, empresa vanguardista no setor de baterias, que com o FUSION DMS implantou a praticidade e agilidade da transformação digital à sua operação.

Eduardo Alves, Coordenador de Gestão da Baterias Moura, nos confirma que a teoria vai muito bem na prática: “A Fusion, hoje, atingiu um nível de muita excelência em relação às entregas.  Um ponto que eu destaco é a praticidade do Fusion de permitir da central de atendimento a mudança de ordem, roteiro ou incluir coleta de bateria inservível. Ou seja, a facilidade de movimentarmos mais os motoristas, nos fez ser mais produtivos.”

Confira o case completo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s