Dia da Logística: a história da data e as tendências do setor

Dia da Logística: a história da data e as tendências do setor

São muitos os desafios e as vitórias do setor logístico. A logística tem evoluído juntamente com a vida das pessoas. Em celebração aos logísticos que sabem e conhecem todo esses processos, iremos contar um pouco mais sobre o dia da logística.
Hoje, compramos online e recebemos dias (ou horas) depois no local desejado.

Acima de tudo, a tecnologia tornou a logística uma operação tão necessária quanto fantástica.

Por que o dia 06 de Junho?

O dia 6 de junho é considerado o Dia da Logística. A data faz referência ao evento que se caracterizou como a operação logística mais simbólica da história: o desembarque das forças aliadas na Normandia, cerca de 24 mil soldados, ao final da Segunda Guerra Mundial.

O sucesso da missão se deu muito pelo excelente planejamento logístico da operação realizado na ocasião, que contava com movimentação de tropas, transporte de suprimentos, armas, assim como de equipamentos.

No fim das contas, o saldo da operação que deu origem ao Dia da Logística foi positivo às Forças Aliadas, ainda que à custa de milhares de vidas de ambos os lados.

Para a humanidade, a dificuldade estratégica daquela operação rendeu inúmeras obras literárias e cinematográficas, descrevendo tanto o sentimento dos envolvidos, como a organização da maior invasão marítima de toda a história, que posteriormente contribuiu para o fim da Segunda Guerra Mundial.

Ainda que a data tenha um passado sombrio, vale destacar que foi o conhecimento logístico da época que tornou possível minimizar as baixas, conciliando variáveis de todos os tipos para alcançar um objetivo ousado em um cenário difícil.

E esse é o motivo de a logística ser homenageada no dia 6 de junho.

As tendências do Setor

Antes de falar em futuro da logística, é necessário dizer que o futuro é agora.

As perspectivas que vamos enumerar já estão sendo colocadas em prática por grandes empresas multinacionais e nacionais, que, historicamente, ditam os rumos da modernização produtiva.

Vamos dar uma olhada?

Automação

Em suma, a automação de processos é e vem sendo um dos pontos mais abordados e conceito bases da Logística 4.0.

Como você deve saber, a automação é a prática de excluir o fator humano de tarefas repetitivas, seja na emissão de documentos, conferência de itens ou, assim como, na condução de veículos.

O último exemplo são os tão esperados veículos autônomos, se você quiser saber mais temos um artigo inteiro só para eles.

De fato, essa mudança exercerá o maior impacto sobre a humanidade, tanto em termos econômicos como no cotidiano logístico.

A expectativa é de que essa tecnologia reduza custos de transporte, manutenção e abastecimento de maneira drástica.

Sustentabilidade

A economia mundial está trilhando um caminho rumo a predominância de soluções sustentáveis.

Além do reaproveitamento de materiais e descarte correto de resíduos, outro grande exemplo é a substituição das energias fósseis, da mesma forma como o petróleo, por fontes elétricas, abastecida por fazendas eólicas, painéis solares, entre outras soluções intermediárias como o Fusion DMS que reduz o consumo e, consequentemente, a emissão de poluentes.

A intensa redução na emissão de poluentes na atmosfera, acelerando a manutenção ambiental, cada vez mais necessária.

Por último, há o fator mercadológico. Afinal, a consciência ambiental vem crescendo rapidamente no campo do debate popular.

Dessa forma, o tempo fará com que exista uma maior pressão dos consumidores sobre as empresas.

Estimulando uma migração forçada para preservar a reputação da marca e garantir sua sobrevivência no mercado.

Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data e Internet das Coisas

Estes quatro conceitos mais promissores da nova era da informação trazem o conceito de Logística Digital ao debate.

Combinadas, essas tecnologias prometem revolucionar o mercado.

Para a logística, essas ferramentas conseguem aprimorar o controle, o acompanhamento de rotas, o rastreamento de etapas e a previsibilidade da operação, com uma margem de erro cada vez menor.

Por fim, soluções no mercado, como o Fuison DMS, já trazem o conceito de Logística Digital em seu DNA, muitas elas automatizam processos, proporcionam dados, inteligência artificial e especialidade no ramo logístico.

O futuro mais do que nunca está em nossas mãos!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes