TOP 11 tecnologias para transporte de cargas

TOP 11 tecnologias para transporte de cargas

Com o avanço do processo de globalização, a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mundo. Hoje, é quase que impossível não envolvê-la ou não tê-la como protagonista em processos diários. Estamos sempre conectados em busca de novas informações e métodos de atividades.

Da revolução industrial, momento de grande invenção tecnológica; Para os dias atuais, houve gigantes avanços. E grande parte desses avanços são vividos e presenciados no cotidiano de distribuidoras, indústrias, atacados, varejos e transportadoras. Então, você pergunta quase que retoricamente: qual a importância da tecnologia no transporte de cargas?

É impossível pensar em picos de desempenho em empresas de transporte sem mencionar soluções, softwares e inteligências inovadoras. Planejamento de rotas, localização do motorista e da carga, acompanhamento, monitoramento para você e para o cliente, comprovação da entrega da carga são alguns exemplos claros de etapas e processos que operados manualmente elevam exponencialmente os custos e despencam a produtividade e o nível de serviço das entregas.

O gasto com tecnologia é visto como um investimento, em vez de custo. Alguns resultados podem ser imediatos, outros tornam-se perceptíveis nos primeiros meses. como a mudança de cultura, aumento de eficiência, otimização de processos e redução de custo. Mas então, sabendo agora da necessidade de ter tecnologia na sua operação.
Que tal conhecer as 11 melhores tecnologias?

1- Para começar, que tal um ERP ?

Enterprise Resource Planning, o sistema de gestão permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados da empresa. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

2- Deixe o WMS cuidar do seu armazém

Warehouse Management System, é um software criado para gerenciar rotinas relacionadas ao estoque. Pode ser implantado sozinho em uma empresa ou fazer parte de um sistema como o ERP.

3- Vendas ampliadas e automatizadas com aplicativos

Uma solução que atende aos clientes e ao time de vendas. O sistema de força de vendas permite realizar pedidos, orçamentos e vendas de forma prática. Além de ser possível emitir os pedidos de qualquer lugar, gestores conseguem tomar decisões mais assertivas e desenvolver estratégias que aumentem as vendas e consequentemente o lucro empresarial. Algumas empresas no mercado englobam todas essas funcionalidades em um App, como é o caso do Ion Vendas, App da Ion Sistemas.

Agora que a tecnologia já te deu suporte nas vendas, armazenagem e controle fiscal dos produtos, siga o processo e feche o ciclo da saída até a chegada ao seu cliente.

4- Planos, rotas e montagem das cargas estrategicamente calculados

A partir das entregas e coletas liberadas no ERP,  sistemas como o Roteirizador Avançado do Fusion DMS faz o cálculo da melhor distribuição entre os veículos, levando em consideração o local de entrega, cubagem, peso, janelas de atendimento, restrições e prioridades.

  • Monta várias cargas de forma simultânea e sequência as entregas;
  • Cálculo de trajetos e horários de entregas;
  • Apresentação de informações relevantes para tomada de decisão, como o custo previsto em relação ao valor da carga;
  • Utilização da capacidade plena dos caminhões em termos de peso e cubagem.

5- Auditoria automática e em tempo real da frota

Exatamente isso! A solução DMS automaticamente e em tempo real monitora toda frota, comparando o roteiro planejado com o roteiro executado, gerando alertas em casos de desvios:

  • Desvios de rotas e entregas fora de ordem;
  • Indicações de devoluções e re-entregas;
  • Atrasos ou perda de contato durante o percurso;
  • Tempo parado excedido fora do ponto de entrega;
  • Tempo máximo da execução da entrega excedido;
  • Irregularidades com o motorista.

6- Aplicativos para os motoristas

O Aplicativo Mobile Fusion conta com funcionalidades on-line e off-line para fortalecer o geomonitoramento e aumentar a produtividade do motorista e do entregador:

  • Mapa com planejamento de rota, dados das entregas e navegação via Waze;
  • Indicação dos status das entregas (aguardando, iniciada, entregue, devolvida, adiada);
  • Envio e recebimento de mensagens para a central, notificação aos clientes, além de registro de fotos.

7- Digitalização dos canhotos

Fazer a gestão de canhotos é relevante porque proporciona maior controle das entregas. E que tal trazer mais tecnologia e agilidade na gestão dos canhotos diários?

Softwares de gestão de canhotos, de forma simples e digital, garantem eficácia no gerenciamento, fotografam e armazenam os canhotos das entregas realizadas em nuvem, categorizam e aprovam os canhotos enviados. E com o Gestão de Canhotos Fusion ainda é possível acompanhar todo o processo da entrega nos status informados pelo entregador (cheguei a este cliente, entrega iniciada, entrega finalizada).

8- Logística e SAC integrados

Garantir a satisfação do cliente e a fidelização de cada consumidor já impactado dependem de uma logística e SAC integrados. Já existe no mercado tecnologias que permitem gerenciar os processos de atendimento aos clientes internos (comercial, financeiro, logística, entre outros) e externos de forma centralizada. Uma delas é a nossa solução SAC em um sistema 100% web é integrada ao Fusion DMS.

9- Controle de Jornada de motoristas e ajudantes

Uma das maiores problemáticas atuais em muitas empresas é o controle de horas extras , início e fim de trabalho dos motoristas. O módulo jornada de trabalho da Fusion garante o controle e relatórios com apenas 1 clique e mais:

  • Controle da jornada de trabalho do motorista e ajudantes – adequação total à Lei 13.103;
  • Registro de ponto de toda equipe da carga em um único Smartphone;
  • Produtividade do motorista com metas e premiações, envolvendo números de entregas, prazos cumpridos, penalidades, multas recebidas etc.

10- Mantenha alta e gerencie a produtividade

Soluções de gestão de produtividade garantem que todas as atividades estejam dentro da expectativa de tempo e execução para que assim, também se reduzam os custos e melhore o nível de serviço ainda mais.

11- Gestão inteligente e focada em resultados

Se todas essas soluções anteriores estiverem muito bem integradas, é possível obter dashboards que reflitam de forma fidedigna a realidade da operação. Desta forma, a tomada de decisão, visão e estratégia as entregas fica muito mais clara, ágil e prática!

”Investir em tecnologia é investir em qualidade! “

Terminamos a lista em 11 tecnologias mesmo, esta não é a 12ª. Mas sim, um discurso de quem entende muito bem sobre tecnologia e tem visto pessoalmente o quanto ela tem mudado a cultura, otimização, redução de custos e sucesso de muitas empresas brasileiras.

Então, fica a nossa dica: invista em tecnologias integradas e que acompanham todo o ciclo de processos do seu negócio. Pode confiar, em tecnologia focada em entregas, nós somos especialistas.

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes