Monitoramento de transporte e entregas: principais indicadores e benefícios

Para começar: o que é monitoramento de transporte ?

De forma simples e direta, o monitoramento de transporte é a operação logística que permite o acompanhamento da carga, rota e motoristas responsáveis pela função, desde a hora do carregamento até a sua chegada em seu destino.

Esse tipo de controle é de bastante grato para as empresas, pois, através de uma analise de dados sobre o desempenho do processo de transporte, é possível identificar desvios de trajeto, roubos, congestionamentos, batidas e outros eventuais acontecimentos que podem surgir durante a viagem. Isso tudo faz com que a empresa tenha um feedback e consiga identificar os pontos que precisam ser melhorados.

O acompanhamento também faz com que haja uma maior interação entre a distribuidora, atacadista e/ou transportadora e o consumidor, na medida em que o status sobre o transporte é anunciado de forma online para as pessoas interessadas, se tornando um aliado importante para a gestão de riscos.

Podemos destacar 6 benefícios diretos da prática do monitoramento de transporte, são eles:

  • Prevenção de acidentes de transito e demais riscos;
  • Atualização de rota com carga em movimento, com a finalidade de evitar atrasos;
  • Acompanhamento de ocorrências em tempo real;
  • Analise de desempenho;
  • Melhoria da comunicação entre todos os envolvidos;
  • Otimização do tempo

Lembre-se: os indicadores ideais dependem da característica de cada negócio !

Um dos módulos mais famosos do Fusion DMS é o módulo de Geomonitoramento. Então, quando se trata de monitoramento da frota e carga, somos especialistas. E por isso, neste artigo traremos os indicadores que podem ser de suma importância durante o acompanhamento do transporte no setor de logística. Veja já quais são!

TEMPO DE CONCLUSÃO DO PEDIDO

Este indicador calcula o tempo que um pedido leva para ser finalizado. Abrange todo o processo, desde a hora que ele é registrado no sistema até o momento em que é entregue ao cliente final. Fazer esse calculo é importante, tendo em vista que nem todos os atrasos são culpa do transporte. Podem ocorrer pela falta do produto no estoque, atraso na liberação da documentação exigida para a operação, demora no carregamento e demais motivos.

NÍVEL DE SERVIÇO DAS ENTREGAS

Avaliar o cumprimento dos prazos de entrega é um dos principais indicadores do setor logístico. O nível de serviço considera o período que a carga demorou para chegar até o cliente, desde a hora em que o caminhão foi liberado para fazer a sua rota. Isso deixa tudo mais simples para identificar os erros mais relevantes nas entregas em certas regiões.

NÚMERO DE CARGAS RASTREÁVEIS

Considera o fator entre a quantidade de cargas que possibilitam seu rastreamento e o total de cargas que foram encaminhadas no mesmo período. Ajuda a entender até que ponto a avaliação de nível é segura. 100% das cargas rastreadas, esse é o nível máximo de confiabilidade.

PRECISÃO DAS NOTAS DE TRANSPORTE

Serve para identificar o percentual ou quantidade de notas que foram emitidas sem inconsistência durante um tempo estipulado. Pode ser usado tanto para entender a qualidade do serviço de transporte oferecido, quanto para mensurar a solicitação de retrabalho na logística.

TEMPO DE ATRASO NAS ENTREGAS

Trata-se de um indicador fundamental para medir a eficácia logística e o impacto dessa atividade no relacionamento com o público. A finalidade é compreender o tempo de atraso que vem sendo exercido pela empresa. Dependendo do número encontrado, a companhia pode reavaliar seus métodos de diversas maneiras.

GRAU DE OCORRÊNCIAS

As ocorrências são anotadas sempre que algum evento, que não havia sido projetado, acontece. Deve-se sempre medir esse indicador, já que esses problemas geram o aumento dos custos, comprometimento da produtividade, gasto de tempo e demais fatores que impactam o plano original e comprometem a rotina, além de causarem uma experiência desagradável ao cliente.

APURAÇÃO DA CONTA FRETE

Representa a soma do custo total de frete, subtraído dos custos operacionais. Somatório de todo o pagamento feito à transportadora. Pode ser utilizado para monitorar os gastos com frete em períodos diversos, comparar as alternativas disponíveis de transportes e contribuir na precisão de gastos.

Você tem dúvidas de como calcular a conta frete?  Temos um artigo em nosso blog que pode te ajudar a compreender melhor cada etapa do processo. E ainda, automatize a conta e projeta seu lucro!

CONTA FRETE: O QUE É FRETE, COMO AUTOMATIZAR E PROTEGER O LUCRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s