LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: Garanta o futuro da sua empresa e do planeta

Sustentabilidade, palavra chave no dicionário de algumas empresas do presente e com visões no futuro. Meio ambiente, uma palavra similar que se interliga à sustentabilidade. Na junção desses dois termos, temos um futuro mais limpo, um futuro mais sustentável, benéfico tanto para as empresas quanto para a vidas que habitam na terra.

Lidar com o meio ambiente pode não ser um tarefa fácil, mas, segundo um estudo realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) constatou-se que praticamente metade das empresas brasileiras já adotam políticas específicas para o setor de sustentabilidade.

Há aproximadamente duas décadas, gestores já haviam percebido a necessidade de implantar ações sustentáveis no seu empreendimento, fazendo com que isso fosse um dos principais desafios da sua gestão. Se olharmos para os dias atuais veremos que isso ainda é um desafio, mas veremos também que mais empresas estão conseguindo alcançar essa meta. As práticas das políticas e indicadores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) se tornaram essenciais entre empresas de todos os portes.

Numa pesquisa feita pela consultoria Grant Thornton Brasil, com a participação de 5 mil empresários de 29 países, indicou que 89% dos entrevistados confirmam a importância do ESG nos negócios. Além disso, mais de 90% afirmam que essas práticas podem melhorar a imagem das companhias e, quando falamos de relacionamento com fornecedores, 54% acreditam que as relações também podem ser aproximadas.

A sociedade demanda e as empresas atendem de forma mais sustentável

A grande demanda exigida pela sociedade faz com que essas ações tenham um impacto positivo em todas as esferas. Adentrando no mundo do e-commerce, isso também não é diferente. Com o aumento de entregas durante a pandemia o setor ficou em grande evidência no cenário econômico mundial.

Isso fez com que a plataforma de compra on-line e a forma de entregar precisassem olhar com mais seriedade para os aspectos de sustentabilidade, afinal, elas detêm parte da responsabilidade pela diminuição dos resíduos poluentes na atmosfera, uma vez que podem criar mecanismos e direcionar a cultura, buscando parceiros logísticos que tenham compromisso com o meio ambiente como diferencial competitivo e alinhado aos seus valores.

Ações de sustentabilidade feitas no hoje, respingarão mais severamente no amanhã. É de extrema importância que os empreendedores invistam nessa ideia, abracem esse jeito de trabalhar. O desequilíbrio ecológico e a busca insaciável dos clientes por novos produtos e serviços tem feito com que as empresas busquem mais práticas ecológicas nas cadeias de abastecimento e distribuição, isso vai desde a extração da matéria-prima, a melhor forma de entregar até o gerenciamento do fim da vida útil do produto.

Empresas que levam essa causa a sério, costumam possuir métodos que ajudam na preservação do meio ambiente como por exemplo:

  • Otimizar a rota de entrega;
  • Circular com os caminhões sempre carregados, evitando o período ocioso;
  • Manter a revisão dos veículos em dia.

O futuro quer e precisa de uma logística mais sustentável! Nós da Fusion S.A. nos comprometemos e levamos a sério a logística verde! O software Fusion DMS é capaz de maximizar o uso da sua frota e minimizar o trajeto e rotas de todo o processo de coleta e entrega das cargas. Tudo extremamente calculado e simplificado para a nova forma de fazer logística.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s