CASE Fusion: Manetoni, marca consagrada do aço brasileiro, reduz em 6,5% o custo de frete

Um grande case: o Grupo Manetoni apostou e investiu em tecnologia para alavancar o desenvolvimento de seus negócios. Conhecemos a logística inteligente, o cotidiano operacional, resultados e projetos futuros, em uma conversa com o Murilo Mendes, Consultor de Logística da companhia.

A marca consagrada Manetoni

Cliente Fusion desde setembro de 2019, A Manetoni é uma marca consagrada no mercado da construção civil e industrial.

Fundada em 1982 e com parceria “de peso” firmada em 2006 com a ArcelorMittal, maior usina fabricante de aço do mundo, a Manetoni busca excelência na distribuição e prestação de serviços no mercado brasileiro de aço.

O Grupo Manetoni, oferecendo uma logística inteligente, realiza cerca de mais de 10 mil entregas por mês na distribuição e prestação de serviço em aço nos estados de SP, MG, MS, PR, SC, RJ, RS, ao todo são 14 pontos de distribuição estrategicamente localizados para melhor atender seus clientes, garantindo uma distribuição rápida e planejada.

A necessidade e busca da excelência operacional

Diante do peso representativo dos custos de transporte no resultado da companhia, a equipe logística da Manetoni definiu como meta: aperfeiçoar o planejamento e criação de rotas e entregas a seus clientes, bem como um melhor aproveitamento da taxa de ocupação dos veículos e dimensionamento de uso da frota própria e terceira.

Entre as várias dificuldades com a implantação deste projeto, as principais estavam relacionadas a gestão descentralizada das 14 unidades de distribuição ativas do grupo e os controles 100% manuais de cada unidade. Nas quais, cada gestor tinha sua particularidade e pessoalidade nos processos operacionais de roteirização.

“A expectativa em torno da implantação e utilização da ferramenta do Fusion DMS era alta e tínhamos como objetivo buscar a excelência operacional e o ponto de equilíbrio entre os custos logísticos e níveis de serviço preestabelecidos pela Diretoria.”, nos contou Murilo Mendes Consultor de Logística do grupo.

Mudança de cultura

O consultor nos revelou que o maior impacto com a implantação do Fusion foi a mudança de cultura nos processos. O que era totalmente manual, passou a ser sistematizado e, em sua maioria, automatizado.

Benefícios na rotina operacional

O Consultor ainda levantou alguns pontos de contraste (entre o antes e o depois do Fusion DMS) no cotidiano das equipes de operação.

Antes do Fusion DMS

  • Planilhas de Excel para controle de prazo de entrega e atendimento ao cliente; 
  • Programação do dia: o horário pré-definido das 15h para as NF´s entrarem na programação (horário de corte);
  • Roteirização Manual: A inteligência na formação de carga era do colaborador e não da empresa (roteirizadores práticos), dependíamos 100% do colaborador para gerar carga, onde cada unidade tinha sua metodologia de trabalho.

Com a chegada do Fusion DMS

  • O sistema passou a realizar todas as funções de Gestão de Carteira, levando em consideração todas as premissas pré-estabelecidas para formação da carga;
  • Após a implantação do sistema não há mais restrição de horários, todas as NF´s integram instantaneamente no Fusion após faturamento, permitindo o Roterizador visualizar toda amostragem de faturamento, dessa forma, possibilitando melhor aproveitamento nas roteirizações;
  • Após implantação do DMS passamos a ter o “analista de roteirização”, que utiliza do algoritmo para montagem das cargas garantido maior eficiência do planejamento das entregas, e consequentemente melhor atendimento aos clientes.

Gestão assertiva e preparada

Dentre os inúmeros benefícios com implantação do DMS, podemos destacar dois itens intangíveis, sendo:

  • Primeiro: informação e dados em tempo real para tomada decisão;
  • Segundo, profissionalização da área de planejamento de transportes. Hoje, o roteirizador, ao montar a carga, analisa todos os coeficientes e premissas, que interferem diretamente no custo de cada viagem.

“Outra grande mudança foi deixar de fazer a gestão baseada nos dados do passado, sempre esperávamos o fechamento do mês para entender o que aconteceu, e após a implantação do DMS conseguimos olhar informações em tempo real, dessa forma, podemos fixar o olhar no cenário atual e planejar o futuro, permitindo ao gestor tomar decisão assertiva e se antecipar a possíveis alterações/oscilações de demanda.” reitera Murilo Mendes.

Resultados expressos em números

Com a aquisição do Fusion DMS, todos os benefícios na mudança de cultura, na gestão, controle de dados, eficiência e produtividade que você acompanhou até agora refletiram em números bastante expressivos:

  • Redução do custo total de frete de 6,4%.
  • Melhora 11,2% pontos percentuais na taxa de ocupação dos veículos, saindo de 72% para 83,2% no primeiro ano, no segundo ano já estamos com atingindo a marca de 86%

Premiações

Através desse projeto, no ano de 2020 a Manetoni foi premiada entre as 100 Empresas Mais Inovadoras no Uso de TI, prêmio realizado pela IT Mídia em parceria com a PwC, ficando em segundo lugar no segmento “Distribuição Atacadista e Varejista”.

Manetoni e Fusion DMS seguem com planos e perspectivas

Após 06 meses do sistema Fusion DMS implantado nos 14 pontos de distribuição do Grupo Manetoni, identificou-se a oportunidade de criação de uma Célula de Planejamento Logística, que será responsável por planejar, programar e monitorar 100% de todas as entregas do grupo.

“Com a criação da célula temos como objetivo reduzir mais ainda os custos com entregas, de modo que possamos garantir a plena utilização do algoritmo na criação das rotas, além de utilizar as demais funcionalidades do sistema Fusion como monitoramento de carteira (entregas pendentes), monitoramento das entregas (execução de viagens), gestão dos canhotos e SAC.” revela Murilo Mendes.

Murilo também nos contou que em conjunto com a Fusion, está sendo planejado um novo módulo que propiciará a precificação do transporte por tipo de contrato vigente, apresentando um “ranking de custos” para que o roteirizador possa selecionar o melhor custo de contrato para a execução da viagem, que já está com o tipo de veículo definido pelo algoritmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s