5 passos para tirar o planejamento logístico de 2022 do papel!

Alta qualidade de produtos e serviços, redução de custos, aumento da margem de lucro e entregas super rápidas são metas logísticas estabelecidas assim que um novo ano inicia.

Para alcançá-las, um bom planejamento logístico é algo absolutamente indispensável.

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente e é por isso que realizando um planejamento eficiente, você sai na frente da concorrência para o ano de 2022.

Mas lembre-se, é preciso realizar o planejamento com muita cautela. Não adianta fazer o planejamento rápido, se as estratégias não forem bem traçadas.

Qual a importância do planejamento estratégico na logística?

O planejamento é uma ferramenta de gestão empresarial que consiste em desenhar os caminhos para o alcance dos objetivos.

Isso porque esse processo ajuda a organizar e direcionar as ações necessárias para cumprir as metas da organização.

Portanto, é um processo que produz decisões e ações que dão forma e orientam o que é um projeto, a quem serve, o que faz e por que a faz, com foco no futuro.

O planejamento logístico também é útil para oferecer robustez ao negócio. Com tudo previamente considerado e analisado, a empresa sofre menos com mudanças ao longo do processo sendo surpreendida menos facilmente.

É importante ressaltar que o planejamento não deve ser um processo estático e definitivo.

Ele também engloba o processo contínuo de reavaliação das decisões, acompanhamento e até mesmo mudanças quando necessário.

Planejamento logístico na prática

O planejamento pode contribuir para uma produção estruturada, englobando a cadeia (desde estoque até escolha de modais adequados), gestão de entregas, o uso efetivo da tecnologia, entre outros.

Confira a seguir alguns tópicos a serem considerados para elaboração do planejamento logístico na prática:

É importante lembrar que não existe uma “receita de bolo”, nenhum planejamento será igual ao outro. Afinal, as estratégias devem se adaptar a cada empresa e tipo de negócio.

1.  Garantir a gestão inteligente do estoque

A gestão de estoque é primordial para não haver problemas na entrega das mercadorias. É necessário evitar ao máximo o excesso ou a falta de produtos.

Estoques grandes aumentam as despesas com o armazenamento, tornam a estocagem mais difícil, e são maiores os riscos de perdas em virtude de danos, furtos ou roubos.

Estoques pequenos podem não ser suficiente para atender a demanda, e prejudicam a imagem da empresa.

Para que isso seja feito com qualidade, são usadas métricas que ajudam a medir a qualidade do estoque.

Elas servem para mensurar quantitativamente os processos, criando um padrão a ser seguido para que a empresa sempre fique com a quantidade de produtos certos no estoque.

2.  Mais agilidade no pedido dos clientes  

Quando os problemas dos clientes são resolvidos em um tempo mínimo de atendimento, logo no primeiro contato, a empresa se beneficia de inúmeras formas.

Com um consumidor mais exigente, os prazos de entrega devem ser ainda mais rápidos. Não basta apenas cumpri-los, é preciso tornar a gestão de pedidos mais ágil.

Para que isso aconteça, a logística deve ser bem planejada e os prazos definidos corretamente. Isso porque não adianta prometer o que você não consegue cumprir, sob grande risco de perder a credibilidade.

Outra dica é automatizar a operação, pois quanto mais automatizada, maior a velocidade do processo e há redução significativa na margem de erro.

3.  Responsabilidade com prazos

Cumprir prazos é o objetivo principal de todo o planejamento logístico.

Hoje, as organizações mais sérias reconhecem que o respeito aos prazos é importante para fortalecer a marca.

Uma medida essencial para conquistar o reconhecimento do mercado é estabelecer os prazos de entrega com honestidade.

Essa necessidade vem da demanda do cliente em ter o produto sempre no menor espaço de tempo possível.

Por isso, cumprir os prazos e agradar o cliente, simultaneamente, se torna um grande desafio. É impossível ter sucesso no mercado sem cumprir os prazos de entrega de produtos.

4.  Integração de setores

A sua empresa pode ter fornecedores confiáveis, estoque controlado e eficiente e transporte de qualidade, mas, sem a devida comunicação entre todas essas áreas, nada vai sair como o esperado.

Por isso, é necessário integrar as áreas da empresa. Muitas empresas apostam em softwares de gestão integrada para conseguirem otimizar a comunicação entre áreas e o funcionamento da empresa.

Softwares em nuvem podem auxiliar no acesso às informações, porque permitem que elas sejam consultadas de qualquer lugar, não apenas da central da empresa.

Isso torna-se um diferencial de empresas que apostam na qualidade do planejamento de logística.

5. Auditar e monitorar o planejamento

De que adiantaria planejar, traçar estratégias e enumerar ferramentas sem a possibilidade de auditar o plano?

Após início do projeto, garanta que seja possível acompanhar os indicadores necessários para decidir se o plano está sendo um sucesso ou se é necessária uma mudança de estratégia.

Defina os indicadores relevantes para sua estratégia, monitore o processo e acompanhe a chegada dos benefícios do seu novo planejamento logístico. A tecnologia, mais uma vez, pode ser uma aliada neste momento.

Planejar é um diferencial competitivo!

O planejamento da logística é fundamental para a empresa que pretende se firmar no mercado, porque afeta diretamente a qualidade do produto oferecido na relação empresa – cliente.

Se você quer expandir sua empresa, deixando mais preparada, mais tecnológica e consequentemente diminuir os riscos, planeje a logística para que você consiga atender com eficiência todos os clientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s