Logística nos apps de entrega: mais entregas em menos tempo

Logística nos apps de entrega: mais entregas em menos tempo

Tem sensação melhor do que pedir seu prato preferido e em poucos minutos sentir o prazer de comer?

Segundo uma pesquisa realizada pela Delivery Much, 93,7% dos entrevistados afirmam ter feito ao menos um pedido nos últimos 90 dias.

A busca por facilidade e praticidade vem fortalecendo o mercado de aplicativos de comida, que deixou de ser um ritual de final de semana e se consolidou como um importante canal de vendas para vários segmentos.

Isso se deve também a fatores fundamentais para a satisfação dos clientes e o sucesso do Delivery.

Afinal, a logística impacta diretamente o tempo de entrega do delivery.

Quais os benefícios do delivery online?

Uma das principais vantagens dos aplicativos de entregas é a possibilidade de atingir um grande número de pessoas.

Mais do que isso: ter presença online em um ambiente onde os potenciais clientes já estão prontos para a compra.

Antigamente o cliente precisava ligar para o estabelecimento e fazer seu pedido. Caso houvesse alguma dúvida na informação do produto, lá vai o atendente explicar tudinho.

– E o valor quanto custa? Quanto tempo demora a entrega? Tem outras opções do produto?

E mais uma vez o cliente espera a pessoa do outro lado da linha responder.

Não havia praticidade nenhuma entre empresa e consumidor, diferentemente de agora, onde o cliente sabe o preço, o frete,  e ainda acompanha o pedido em tempo real.

No início em que os apps de entregas foram desenvolvidos, sua principal característica era a entrega de comidas.

Com as exigências dos clientes, hoje já é possível você fazer um pedido de compras em farmácias, supermercados, shoppings, realizar um delivery pessoal, e até mesmo pedir um saque em dinheiro.

O exemplo na prática é o app brasileiro que mais cresce no setor de entregas no país: iFood.

iFood: o modelo a ser espelhado

O iFood é uma das marcas mais inovadoras do mercado. É o maior especialista em food tech do Brasil e líder em delivery on-line de comida. 

O objetivo da empresa sempre foi muito claro: ser uma empresa com proposta inovadora, que concentra em um único lugar (app), uma grande variedade de restaurantes tendo o cliente como centro do negócio.

Em comparação aos outros players do mercado, o app brasileiro está bem na frente. A realidade é que o iFood virou sinônimo de food delivery no Brasil, e não é à toa, seus números impressionam.

Em Março de 2021, já eram 270 mil estabelecimentos que utilizavam a plataforma.

Em Abril, o iFood anunciou um crescimento de 100% em um ano, com mais de 110 mil restaurantes cadastrados em sua plataforma nos últimos 12 meses.

Colocar o cliente ou usuário como centro do negócio fez a empresa saltar de 1,5 milhões de pedidos em 2015 para 150 milhões, de junho de 2019 até março de 2021.

Ou seja, o foco em trazer uma experiência mais otimizada para clientes que desejam cada vez mais um atendimento ágil e personalizado.

Se você deseja saber mais sobre cultura, história, tecnologia e negócios do Ifood, confira esse podcast produzidos por eles.

Mais entregas em menos tempo

Na última sexta-feria (22/01) a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a entregas comerciais via drones no Brasil, inclusive de alimentos.

Pensando em mais agilidade no processo de entregas, o iFood em parceria da Speedbird Aero será a primeira empresa a realizar o delivery através de drones no Brasil. 

O drone deverá percorrer apenas distâncias de até 3 km, com cargas de até 2,5 kg. E segundo o vice presidente de logística do iFood, Roberto Gandolfo, a entrega poderá ser feita em até 6x mais rápida.

No primeiro momento os drones fazem apenas uma parte do trajeto. Eles levam os pedidos até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um entregador do iFood, ou seja, ainda com o avanço tecnológico o trabalho humano ainda será necessário.

Gostou do conteúdo? Então compartilha com alguém que ficaria interessado de receber esse post!

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes