Você está preparado para liderar?

Você está preparado para liderar?

Ser um bom líder é algo desafiador. E não ache que os desafios são ruins no ambiente profissional, muito pelo contrário.

Um bom líder consegue se destacar desenvolvendo suas habilidades e extraindo o máximo da sua equipe para superar os desafios.

Você está preparado para liderar? Separamos 10 tópicos para você se tornar um bom líder na logística.

  • Seja um líder, não um chefe
  • Comunicação é tudo
  • Gere confiança para seu time
  • Dê empoderamento
  • Trabalhe com feedbacks
  • Ofereça condições de crescimento para sua equipe
  • Foque nos objetivos empresariais
  • Assuma a responsabilidade
  • Invista em conhecimento
  • Use gatilhos mentais

1. Seja um líder, não um chefe

Existem algumas diferenças entre chefe x líder mas o que de fato difere essas duas figuras é da forma como lidam com seu poder. O chefe exerce o poder de maneira autocrática, ele manda e seus subordinados obedecem.

Já o líder, geralmente adora uma postura mais democrática, ele escuta mais e a opinião da maioria prevalece, mesmo que não seja a opinião dele.

É importante que você construa a figura de um líder dentro da empresa para que seu time ganhe confiança e não tenha medo de você. Trabalhar com um líder é saber que ele deseja o seu sucesso profissional e pessoal.

2.  Comunicação é tudo

Um bom líder logístico precisa estar sempre orientando, verbalizando, conversando e instruindo seu time. Porém, mais importante do que falar, é escutar.

É interessante que seja criado um ambiente onde haja a oportunidade dos colaboradores expressarem seus pensamentos e sentimentos.

Segundo o empresário Murilo Gun, a principal forma de você resolver um problema é ter a comunicação clara. Muita gente não sabe mas o principal empecilho da resolução está no entendimento do problema.

É importante que a pessoa A se comunique de forma clara para a pessoa B, para que ai sim, o problema seja compreendido e resolvido de forma certa.

3. Gere confiança para seu time

Você confiaria em um chefe que não te passa confiança?

A confiança é algo que qualquer pessoa precisa construir ao longo do tempo, pelo exemplo que a pessoa se torna, e hoje a liderança está através do exemplo.

Passar confiança ao time é saber que as pessoas vão se sentir mais tranquilas, que vão focar mais em si. É mostrar para eles que são importantes para a empresa.

Quanto mais confiança transmitida, menos dúvidas os colaboradores vão gerar, a dúvida gera a incerteza, e a incerteza gera baixa produtividade.

4. Dê empoderamento

O líder precisa passar o poder para que os colaboradores se tornem donos do processo, para que eles tenham autonomia em executar aquilo.

“Você é responsável pelo recebimento dos produtos” o bom líder deixa que o seu subordinado seja o gerente daquele processo. Isso torna a pessoa mais segura e confiante dentro da empresa.

5. Trabalhe com feedbacks

Depois que você delega uma tarefa a alguém é necessário dar feedbacks periódicos para mostrar o bom resultado e apresentar críticas construtivas.

Existem formas e formas de se dar um feedback. Uma resposta positiva é necessário para servir incentivando a buscar resultados melhores, e também é uma forma de motivar a pessoa.

Já o feedback negativo é essencial para reorientar. Mas cuidado, não pode ser feito de qualquer maneira, qualquer palavra errada pode ser desmotivador e gerar consequências para as próximas atividades que forem exercidas.

6. Ofereça condições de crescimento para sua equipe

Os profissionais devem se sentir sempre compreendidos e valorizados, sendo possível perceber o quanto são importantes para o alcance dos objetivos.

Reconhecer o potencial e os limites de cada um gera confiança, bem como aumenta a motivação no trabalho.

Esse entendimento sobre o que a empresa espera deles, gera impacto não só dentro da organização, mas também na vida pessoal de cada funcionário.

7. Foque nos objetivos empresariais

Você é movido por resultados e deve ser o maior responsável pelas atividades com a única finalidade de atingir as metas traçadas.

É preciso focar no desenvolvimento do negócio, dando atenção para os processos mais importantes e que vão gerar resultados para a companhia.

Junte suas habilidades para lidar com colaboradores e atingir soluções satisfatórias para o desempenho de sua equipe. Mas não esqueça da principal função dentro da empresa: atingir as metas.

8. Assuma a responsabilidade

Certamente, na sua carreira profissional irá existir momentos de sucessos e fracassos.

Um líder deve assumir toda a responsabilidade de uma tarefa, não apenas antes de aceitá-la, mas também após ser realizada.

Tanto quanto ele é responsável pelo sucesso de sua equipe, ele também deve ser responsável por qualquer falha. Ele representa toda a equipe assim o que quer que aconteça, ele é o único responsável.

9. Invista em crescimento

Mesmo que o gestor não tenha estudado ou tenha conhecimentos de TI, é fundamental observar o que há de novo no setor de tecnologia.

Tão importante quanto conhecer as inovações é ter a disposição e o apoio da equipe para implementá-las.

Isso porque, dependendo da solução que será adotada, os colaboradores podem precisar se submeter a treinamentos ou até mesmo desenvolver um novo mindset e uma nova cultura organizacional.

10. Use gatilhos mentais

Essa é uma tática bastante conhecida no universo do marketing e de vendas, mas que também pode ter uma clara relevância dentro do ambiente organizacional.

Eles podem ser um recurso relevante da comunicação, fazendo com que atuem a favor de objetivos importantes com o seu melhor desempenho, estimulando tomadas de decisão mais assertivas por meio da persuasão. 

Alguns gatilhos mentais que o líder pode usar são: autoridade, reciprocidade e urgência.  Para saber mais sobre gatilhos mentais na liderança, clique aqui.

Se você gostou do conteúdo compartilha com alguém que precise saber disso!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes