Por que as pessoas são tão importantes na logística?

Por que as pessoas são tão importantes na logística?

A importância da gestão de pessoas na logística é algo que vai além do crescimento da empresa, é o sucesso pessoal do profissional.

Mas todo gestor deve ter em mente que nada disso é suficiente se sua equipe não tiver conhecimento e motivação no seu trabalho.

É justamente por isso que a gestão de pessoas na atividade logística é importante.

Isso porque só se alcança processos logísticos eficientes por meio de uma equipe qualificada, engajada e preparada para lidar com os desafios do cotidiano.

A importância da gestão de pessoas na logística

Diante de uma alta concorrência no mercado e da busca por eficiência na logística, é certo que saber trabalhar com o capital humano é uma habilidade essencial para um líder.

Focar na gestão de pessoas é garantir que a empresa não entre no modo automático e ignore as necessidades dos seus profissionais.

Mas para atuar de forma assertiva e de acordo com perfil de cada pessoa, é preciso entender os pilares da gestão de pessoas.

Para criar uma estratégia para a gestão de pessoas eficaz, é preciso levar em consideração 4 fundamentos principais.

1. Motivação

O ponto inicial de qualquer gestão de pessoas na logística e em qualquer área organizacional é a motivação.

Um dos maiores motivos para a queda de produtividade, e até de qualidade, dentro de uma empresa é a falta de motivação.

Por isso, quando uma equipe está desmotivada é preciso identificar o que está havendo para reverter a situação e oferecer o que ela busca para sua carreira.

Os incentivos para ter um time motivado são diversos.

Você pode oferecer um aumento, um plano de carreira consistente, um projeto que seja desafiador, entre outras ações. 

2. Comunicação

A importância das pessoas na logística depende bastante da comunicação, pois é uma área onde existem vários processos e uma comunicação errada pode gerar uma falha em toda a empresa.

A comunicação deve ser objetiva e transparente, o que estimula os colaboradores a se sentirem parte fundamental da empresa.

É interessante que seja criado um ambiente onde haja a oportunidade dos colaboradores expressarem seus pensamentos e sentimentos.

Segundo o Murilo Gun, a principal forma de você resolver um problema é com a comunicação clara. Muita gente não sabe mas o principal empecilho da resolução está no entendimento do problema.

É importante que a pessoa A se comunique de forma clara para a pessoa B, para que ai sim, o problema seja compreendido e resolvido de forma certa.

3. Conhecimento e Competência

A possibilidade de aprender e crescer na empresa é um dos motivos pelos quais os colaboradores se mantém motivados.

Uma empresa que valoriza isso e monta a melhor equipe possível para maximizar resultados, garante uma boa gestão de pessoas.

É comum que funcionários mais capacitados desempenhem um trabalho mais coerente e eficiente.

Por essa razão, é aconselhável que o gerente logístico esteja sempre incentivando o estudo e o aperfeiçoamento em sua equipe.

4. Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento funciona como uma troca, a empresa incentiva a busca de conhecimento para que as pessoas possam aplicar no trabalho de forma eficiente.

Assim todos crescem juntos.

É uma ótima oportunidade para conversar com os funcionários e entender o que eles gostam de aprender.

Portanto, fique atento às tendências de cursos e treinamentos na logística, estimule e dê condições para que sua equipe se atualize ainda mais.

Seja um treinamento para um software, ou um workshop para desenvolver uma habilidade em armazenagem, por exemplo.

A Importância da Valorização das Pessoas

O colaborador gosta de se sentir importante na empresa.

Eles são o principal ativo dentro da empresa e desempenham as atividades, onde na maioria das vezes tem o contato direto com clientes.

Muitas vezes nós, trabalhadores, passamos mais tempo na empresa do que em casa. Então o ambiente de trabalho precisa ser leve, aconchegante e de união.

Por isso a importância da gestão de pessoas dentro da organização, para servir de valorização ao funcionário e tudo ir bem.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes