“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

Essa é a premissa da filosofia Kaizen, que é uma palavra constituída de dois ideogramas: Kai, que representa mudança, e o Zen, virtude ou bondade. Afinal, sempre com o mesmo pensamento: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

O conceito surgiu após a 2ª Guerra Mundial, ainda mais quando várias empresas japonesas passaram a aplicar práticas que depois foram englobadas pela ideologia japonesa.

Visando o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral.

De acordo com os ensinamentos do professor Masaaki Imai, considerado o pai do Kaizen, isso ocorre a partir do pressuposto que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades.

Algumas das principais vantagens da metodologia Kaizen:

  • Melhoria na qualidade
  • Redução de custos
  • Aumento na satisfação do cliente
  • Mais segurança
  • Redução de desperdício na empresa
  • Aumento de produtividade

O trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual; a princípio o ser humano é visto como um dos bens mais valiosos de uma organização, e que deve ser incentivado a direcionar seu trabalho para as metas compartilhadas da empresa.

Este processo ajuda a melhorar a lucratividade da empresa a médio e longo prazo.

Amanhã melhor que hoje: Sistema Toyota de Produção

Quer saber um grande exemplo de organização de sucesso que utilizou estas técnicas?

O Sistema Toyota de Produção (STP) ficou mundialmente conhecido por ter dado origem à filosofia Kaizen e ao seu revolucionário crescimento que, dessa forma, influenciaram o sucesso de centenas de outras empresas que utilizaram o mesmo método.

O STP também conhecido como Toyotismo, e também oriundo do Japão, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975.

O objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, assim como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes