5 impactos positivos da digitalização na logística

5 impactos positivos da digitalização na logística

A pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade da digitalização, especialmente na logística, mas trouxe a oportunidade de dar mais agilidade aos processos.

A crise econômica causada pela pandemia evidenciou a importância da redução de custos e flexibilidade de resposta às mudanças do ambiente de negócios.

Além disso, acelerou a transformação digital e ofereceu como solução tecnologias já existentes.

Isso ocorreu principalmente na logística — que era uma das áreas mais deficientes do país —, trazendo modalidades de entregas e novas oportunidades para o setor.

Mas, você sabe todos os impactos positivos que essa transformação proporcionou? A princípio, separamos 5 impactos positivos da digitalização na logística.

1. Documentos Centralizados

Com a digitalização, todos os documentos ficam centralizados em uma única plataforma, facilitando o acesso de todos às informações e ainda assim evitando a perda de registros.

Ao adotar novas tecnologias, todos os arquivos são guardados em servidores seguros, que não correm risco de perda, podendo ser acessados em qualquer lugar e hora.

Além disso, a redução do uso de papel ajuda também o meio ambiente, já que se estima que cada operação de compra e venda, equivale a 16 documentos físicos. Dá pra pensar quão alto é o custo e o impacto socioambiental que são evitados?

Um grande exemplo é a funcionalidade de Gestão de Canhotos Fusion, usada para salvar, monitorar e gerenciar digitalmente os canhotos das entregas realizadas. Com armazenamento em nuvem por 5 anos e ainda contendo um sistema de busca simples e rápido.

2. Análise de dados e tomada de decisões

As análises e mapeamentos são exercícios extremamente valiosos para qualquer empresa executar, seja como for o poder aquisitivo ou tamanho da organização.

A tomada de decisão se torna muito mais eficiente e estratégica quando todos os dados estão em um só lugar.

logística 4.0 - impactos positivos da digitalização

Já que na logística 4.0 o foco é na estratégia de negócios como um todo, os objetivos principais de qualquer empresa de eliminar desperdícios, otimizar o tempo e reduzir os custos podem ser acompanhados de perto por meio de indicadores.

3. Diminuição de erros humanos com a ajuda da digitalização logística

Uma empresa precisa realizar um grande número de tarefas manuais diariamente, sendo fundamental que você tome medidas para automatizar os processos, minimizando a necessidade de capital humano e melhorando assim a assertividade.

Porém, a melhor solução para reduzir os erros é analisar a implementação de sistemas para logística que permitem você realizar configurações flexíveis ao seu negócio.

Erros pequenos na logística, como uma falha de digitação ou o não preenchimento de alguma informação podem trazer grandes prejuízos na operação.

Por isso, a digitalização auxilia também na queda de erros. E quanto mais flexível e adaptável à realidade da sua operação, melhor!

4. Redução de custos na digitalização logística

A redução de custos é uma prioridade para a maioria dos gestores de logística.

Atingindo objetivos como a redução de perdas, a otimização do transporte e tornando os processos menos burocráticos, temos consequentemente uma redução de custos operacionais.

Porém essa redução precisa assegurar a qualidade da operação, afinal, não adianta economizar dinheiro e perder excelência.

Para garantir que as atividades logísticas continuem com alto nível de qualidade, a digitalização na logística junto com as soluções tecnológicas são grandes armas para o sucesso.

A tecnologia se tornou essencial e favoreceu muito a redução de custos logísticos.

5. Aumento de satisfação dos clientes

Com o processo funcionando de forma rápida e eficiente, a qualidade do trabalho é percebida até pelo cliente final que é notificado a cada passo da sua entrega, recebe o produto com mais agilidade e com menos chance de erro.

Clientes satisfeitos tendem a voltar a comprar da empresa novamente, resultando em mais lucro. O combo 4 + 5 é a chave para o impulsionamento das vendas e rentabilidade de forma eficiente e, claro, prezando pela qualidade.

Por fim, a pandemia do covid-19 mudou a maneira como os negócios são feitos e gerou um avanço na inovação e transformação digital no Brasil e no mundo.

E se há empresas que ainda não se digitalizaram, esse é o momento!

Se para você ficou clara a importância da tecnologia, isso é ótimo, e também ter percebebido que já não é mais um diferencial.

Hoje, investir em tecnologia não é diferencial, é obrigação. É preciso, portanto, transformar sua operação e trazê-la para atual-futuro das entregas digitais.

1 COMENTÁRIO

comments user
MARIA LYRA WANDERLEY LUNA

Muito bom!

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes