A roteirização manual pode acabar com sua logística

A roteirização manual pode acabar com sua logística

A roteirização automática de transporte tem como objetivo estabelecer o caminho mais eficiente a ser percorrido em uma atividade de transporte. Do mesmo modo, quanto mais a roteirização for manual, mais difícil será o processo para: diminuir os custos, reduzir tempo, otimizar o carregamento dos veículos e definir a melhor sequência de paradas.

Com a tecnologia, a roteirização irá buscar o melhor percurso possível, reduzindo o tempo de deslocamento, a distância a ser percorrida, assim como os custos da operação.

Roteirização manual: por que você não deve utilizar!

Todas as atividades manuais estão vulneráveis a erros e isso interfere diretamente na qualidade dos serviços e alcance dos resultados. 

O principal objetivo da empresa logística é conseguir entregar o produto certo, de forma adequada, no menor tempo possível com o menor custo.

Com a roteirização manual você pode até conseguir realizar um ou outro objetivo, com informações não tão precisas.

Ou seja, se você deseja atingir seus resultados de maneira assertiva, com maior segurança nas informações e com mais agilidade nos processos, é necessário um sistema personalizado para isso.

Ao aliar tecnologia e logística a roteirização se torna eficiente, gerando processos bem menos complexos e falhos.

Separamos 6 motivos para você enxergar como a roteirização manual pode defasar os objetivos da sua empresa:

  • Alta probabilidade de erros;
  • Atrasos frequentes;
  • Falta de segurança;
  • Gargalos e desvios;
  • Falha na comunicação;
  • Improdutividade.

Use a tecnologia a seu favor

roteirização manual

Você já imaginou sua empresa adotando as estratégias utilizadas na década de 40?

Em suma, imagine que sua empresa pensasse unicamente em transportar o produto do ponto A ao ponto B em menor tempo possível.

Sem se preocupar com a qualidade do transporte, os estoques seriam controlados manualmente e isso faria com que a demanda fosse atendida em um tempo bem maior, pois a comunicação de reposição com os fabricantes demoraria mais do que o esperado.

Loucura pensar nesses pontos nos dias de hoje, não é mesmo?! Logística sem tecnologia faz parte do passado!

Do mesmo modo, a roteirização automática se trata de um planejamento das cargas que os veículos irão transportar por meio do auxílio de um software especializado para esse fim. 

O envolvimento da tecnologia elevou a logística para outro patamar. Em suma, o pensamento estratégico junto com a análise de dados proporciona às empresas uma visão muito mais ampla dos processos.

Substituir roteirização manual por tecnologia avançada é capaz de reduzir até 30% dos custos das entregas!

Nesta década, o que percebemos foi uma automatização da logística de armazenamento, evitando operações manuais gigantescas e sempre com o mesmo objetivo: otimizar os custos.

Agora, estamos vivendo a era de automatizar a gestão de entregas, um dos maiores centros de custo das operações.

Basicamente existem 3 cenários fundamentais para a otimização dos custos nas entregas:

  1. Redução da quilometragem rodada, porém mantendo a mesma frota em uso;
  2. Mesma frota realizando uma quantidade maior de entregas;
  3. Redução da frota utilizada.

Para se mensurar os custos de uma frota própria é preciso listar os pontos de custos fixos, os que variam de acordo com a quilometragem rodada pelos veículos e os que podem ocorrer eventualmente.

As principais rubricas para análise dos custos de um veículo:

Tabela com Valores e Dados levantados em 2020

O roteirizador avançado do Fusion DMS na prática!

O Fusion DMS analisa as entregas das áreas selecionadas e, mediante a disponibilidade dos veículos, forma automaticamente as cargas com a divisão das entregas, calculando nesse meio tempo, a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos que os veículos devem percorrer durante a execução das cargas.

A solução especialista em gestão de entregas é nacionalmente considerada a mais completa. Através do sistema de Delivery Management (DMS), a Fusion consegue proporcionar uma redução de custos logísticos de até 30% para empresas de diversos portes e áreas de atuação.

Estatísticas de nossos clientes demostram que apenas com o Módulo Roteirizador Avançado nunca foi medida uma redução menor que 14% dos custos de transporte. Se quiser entender como clique aqui.

5 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Proudly powered bySpiceThemes

Descubra mais sobre Blog da Fusion S.A.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading