O segredo da satisfação do cliente na logística!

O segredo da satisfação do cliente na logística!

Quando o seu cliente compra um produto ou um serviço seu, automaticamente é gerado uma expectativa nele, que é um fator determinante para a satisfação do cliente.

Se o produto que você oferece for igual à expectativa, ele ficará satisfeito. Se estiver abaixo do que ele espera, provavelmente haverá frustração por parte dele.

E antes de mais nada, se o que você entrega superar todas as expectativas, ele ficará encantado!

O papel da logística na experiência de compra do cliente

A satisfação dos clientes é determinante para o sucesso de qualquer empresa e a logística é uma das áreas que mais afeta esse ponto.

Todavia o encantamento que um produto poderia proporcionar a um cliente não acontece em função dos possíveis problemas ocasionados durante a entrega da mercadoria.

Produtos que chegam danificados ou errados, assim como envios fora do prazo, são alguns desgastes que desanimam o cliente a voltar a comprar da mesma empresa.

Uma boa estratégia é você obter indicadores de satisfação do cliente para saber como está a expectativa dos consumidores de seu produto.

Perguntas simples como “está satisfeito com o serviço?” não são suficientes para determinar exatamente quais fatores devem ser aprimorados.

É preciso que elas sejam objetivas, pois perguntas que se abrem para amplas interpretações não possibilitarão uma boa comparação entre as respostas.

Existem algumas formas de medir a satisfação do cliente, como realizar pesquisas, solicitar suas opiniões diretamente, assim também como verificar as redes sociais.

A forma mais prática, econômica e completa de coletar dados é através de um questionário.

Mas como a logística vai pode aumentar a satisfação do cliente da sua empresa? Qual a peça chave na satisfação do cliente na logística?

O geomonitoramento vai te fazer aumentar a satisfação do cliente!

Em primeiro lugar a principal função do geomonitoramento logístico é fornecer dados para a empresa e consumidor, em tempo real, de onde está a mercadoria.

O conceito da geolocalização veio, sem dúvidas, para revolucionar o relacionamento fornecedor/empresa/cliente.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de se implantar um sistema de geolocalização na sua empresa:

  • Monitoramento eficiente de veículos e cargas;
  • Localização em tempo real;
  • Fornecimento atualizado de informações para clientes e parceiros;
  • Detecção de locais de falhas e gargalos logísticos no transporte;
  • Planejamento de rotas de entrega, com condições e informações atualizadas;
  • Indicações de devoluções e reentregas;
  • Tempo parado excedido fora do ponto de entrega;
  • Tempo máximo da execução da entrega excedido;
  • Irregularidades com o motorista.

Isso faz com que empresas tenham mais excelência nos serviços de logística, dessa forma influencia diretamente na satisfação dos clientes e que pode colocar uma empresa a frente de outras.

geomonitoramento: satisfação do cliente

Com esse tipo de gestão é possível passar informações transparentes ao consumidor e por outro lado, tomar decisões assertivas quando algo não sai como o esperado.

Por fim, ao entregar sempre dentro do prazo e sem danificações nas mercadorias, haverá uma maior credibilidade, fortalecendo as relações com os clientes e fornecedores.

Assim, a cadeia produtiva fica bem mais ágil e eficiente, fazendo com que a sua empresa seja sempre bem vista no mercado.

Se você quiser aumentar a satisfação do seu cliente e obter uma vantagem competitiva no mercado com o geomonitoramento, solicite já um orçamento!

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes