9 qualidades que todo líder de logística deve ter!

9 qualidades que todo líder de logística deve ter!

Você já parou para pensar nos diferenciais de um gestor logístico? E as qualidades de um líder de sucesso, você sabe?

Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de soluções inovadoras, é preciso desenvolver algumas habilidades e hábitos essenciais para se destacar na profissão.

O que faz um líder de logística?

Para começar devemos entender um pouco daquilo que é responsabilidade do profissional da logística.

O gestor é responsável por controlar o estoque e o armazenamento, fazer o planejamento de toda a movimentação dos produtos seja lá qual for.

Entre fábricas e os centros de distribuição, até a entrega final. E por fim, realizar o acompanhamento do transporte.

Além disso, o gestor logístico também é responsável por ver quais as rotas que os entregadores irão seguir, escolhendo rotas mais inteligentes, com ajuda de softwares para reduzir os custos da operação.


Agora que você já sabe algumas das responsabilidades da logística, vamos saber se você tem o perfil que o setor logístico exige no mercado.

Por isso, destacamos algumas qualidades para você ser um grande líder de sucesso na logística.

9 qualidades que todo líder de sucesso deve ter

O desenvolvimento profissional significa dar passos positivos para melhorar suas habilidades e seus conhecimentos. E então, alcançar o patamar do gestor logístico de sucesso.

Afinal, o ensino e capacitação são cada vez mais valorizados, quem não agrega conhecimento a si mesmo tende a ficar para trás.

Então vamos as 9 qualidades que todo profissional de logística deve ter.

1. Ser flexível

Ter disponibilidade para trabalhar em horários alternativos, encarar as interrupções e mudanças na sua rotina, trabalhar com pessoas diferentes, além disso, conhecer novas possibilidade de carreira e entender a dinâmica dos outros setores da empresa.

2. Ter conhecimento em tecnologia

Não precisa saber de tudo do assunto, precisa saber do que o mercado pede, mas que seja funcional, pois irá trabalhar com softwares, banco de dados e sistemas operacionais.

3. Saber falar inglês

Saber falar outro idioma agrega muito ao seu perfil, por isso dominar outra linguagem pode ser um diferencial na hora de negociar com os clientes e fornecedores de outros países.

4. Ter facilidade em fazer cálculos

Vamos com calma, você não precisa ser mestre em calcular, mas também não pode se embaralhar com os números, pois cálculos e raciocínio lógico fazem parte do dia a dia de quem trabalha na área.

5. Ser organizado

Essa é uma qualidade muito importante para a logística e também para as outras áreas, ser organizado resulta em melhores resultados e garante que o seu trabalho saia como esperado.

6. Ser proativo

Sem dúvidas essa é uma qualidade de grande importância para ter atitudes em solucionar problemas e imprevistos, além de somar para melhorias dentro da empresa.

Um bom profissional deve estar sempre de olho no mercado para propor melhorias e inovações na área em que trabalha.

7. Ser calmo

Coisas inesperadas podem acontecer e por isso é importante ser calmo para não tomar nenhuma atitude precipitada e cair os resultados da empresa.

8. Ser atencioso

Estar atento em quais decisões tomar, prestar atenção nos detalhes e o que fazer diante de situações difíceis é muito importante para obter bons resultados.

Por fim e não menos importante, gostar de aprender é uma das qualidades fundamentais.

Pois você terá que entender como funciona os negócios dos clientes, aprender a lidar com diferentes nichos do mercado também é de grande importância.

O mercado logístico está sempre se reinventado, por isso é sempre bom estudar as tendências para se tornar um líder de sucesso!

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes