Motivos para você fazer checklists na logística de entregas

Checklists ou listas de verificação são formas de verificar etapas dos processos que a logística exige, visando evitar erros e que algumas atividades passem despercebidas. É muito importante realizar checklists na logística, pois eles permitirão maior eficiência nos processos logísticos e no manuseio de cargas perigosas, aumentando a segurança entre os colaboradores, das entregas e empresa.

Agora que você tem uma ideia do papel do checklist na logística e os benefícios que ele pode trazer, será que vale a pena agregar isso à rotina? Responderemos mais abaixo.

Afinal, qual a importância do checklist na logística?

O checklist é uma ferramenta que auxilia na busca por evitar falhas e erros, que na logística podem custar caro, aumentando os gastos do setor, que já sabemos ser o mais custoso. As listas de verificação podem auxiliar a criar processos específicos para cada motorista.

Contudo, antes de realizar as entregas, os motoristas precisam estar seguindo os protocolos de segurança que foram estabelecidos para o manuseio das cargas.

Portanto, você consegue criar uma tarefa obrigatória para os motoristas antes deles iniciarem os transportes, os fazendo seguir os requisitos de segurança e comprovação de entregas.

Mas, não é só na segurança das entregas que os checklists atuam na logística. Confira a lista completa de motivos para adotar checklists na rotina das suas entregas.

E-book: Gestão logística de entregas | Tudo o que você precisa saber sobre o assunto em um único material

3 motivos para você fazer checklists na sua logística

1 – Maior eficiência nas entregas

O checklist permitirá uma maior eficiência nas entregas. É muito importante que as empresas confiram os itens a serem entregues, se estão no peso e nas quantidades certas.

Além disso, é possível traçar a melhor rota de entrega com o intuito de maximizar sua logística e diminuir a perca de tempo.

O motorista antes de sair com as entregas deve averiguar o documento dos itens transportados, pesar o veículo e verificar a segurança da carga dentro do baú.

Contudo, seu motorista não correrá o risco de não ter todos os itens das entregas e irá aumentar as chances de o veículo não exceder o limite de peso.

2 – Maior segurança para o motorista

Ter a confiança que o transporte de cargas perigosas seja executado com sucesso faz parte de um bom checklist. Antes do seu motorista seguir com as entregas, é preciso averiguar se todos os equipamentos que irão ser utilizados estão em bom estado de uso.

Listamos 5 itens que precisam de uma atenção antes do seu motorista sair com as entregas, são eles:

  1. Documento do motorista e do veículo em dia;
  2. Pneus em bom estado de uso;
  3. Garantir que o sinto esteja bem afivelado;
  4. Verificar se todas as luzes do veículo funcionem;
  5. Olhar o óleo do motor.

Com essa simples prática, você garante a segurança do seu motorista e o sucesso das suas entregas.

3 – Melhoria nos processos operacionais da sua logística

Toda empresa quer melhorar o desempenho dos seus processos operacionais, fazer um bom checklist te ajuda nesse ponto. Uma lista de verificação permitirá fazer o acompanhamento remoto das entregas.

Conforme o final de cada entrega, um checklist terá que ser feito para garantir que o motorista seguiu a rota estabelecida e que o produto foi entregue conforme pedido.

E ainda, realizar o monitoramento à distância aumenta a segurança do seu motorista quando a carga for de alto valor.

Processos sempre mudam e é muito importante que você revisite seus checklists com o passar do tempo. Um gestor logístico deve sempre monitorar a usabilidade dessa ferramenta pelos seus colaboradores.

Portanto, se uma pessoa esquecer de fazer o uso, toda empresa irá perder! Por isso sempre é bom estar atento.

Principais erros que o não uso de checklists pode trazer na sua logística

Verificar se o estoque está em dia faz parte da sua rotina?

Esse é um dos problemas que pode prejudicar o seu negócio. Se você tiver uma grande demanda de produtos e não tiver eles em seu estoque, isto pode ser um grande problema para sua empresa.

Pedidos atrasarão e seus clientes ficarão arrasados e não é isso que você quer, não é?! Portanto, verificar sempre os estoques tem que virar parte da sua rotina.

As suas embalagens estão em bom estado?

Ninguém quer receber seu produto, amassado ou com algum dano. Impedir que isso aconteça é muito simples e você pode garantir a satisfação dos seus clientes. E cliente satisfeito é revenda garantida!

Está dando para entregar tudo no tempo certo?

Verificar o prazo das entregas e se estão sendo feitas dentro do prazo estabelecido é crucial. Entregar antes do esperado irá dar maior satisfação ao cliente. O surpreenda, positivamente, claro!

Caso contrario, eles irão perder a confiança na sua empresa e assim suas vendas diminuirão.

Sua equipe tem qualificação suficiente para cumprir as demandas?

Fazer o transporte de produtos exige certos conhecimentos, ainda mais no mundo atual onde novas tecnologias surgem e reinventam o fluxo de trabalho.

Garanta que sua equipe tenha conhecimento sobre o que está fazendo. Vale mais a pena investir tempo nos seus colaboradores do que esquentar a cabeça com problemas futuros.

Afinal, toda empresa que tem uma mudança logística precisa ser treinada, é de suma importância que todos saibam o que está acontecendo para evitar desentendimento da sua equipe que resultará em maus resultados e pouco rendimento.

Mas, e aí? Você já adota este conceito na sua empresa? O que falta para implementar uma entrega logística de sucesso na empresa?

Vamos bater um papo?
Que tal conhecer como a tecnologia pode otimizar seus processos e resultados logísticos?

Deixe uma resposta Cancelar resposta