Logística Reversa: Impactos, Benefícios e Importância

Logística Reversa: Impactos, Benefícios e Importância

Logística reversa

A logística Reversa ou logística Verde são estratégias e meios para recolher e dar encaminhamento ao processo de pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reutilizar ou garantir que os resíduos vão para o caminho correto, evitando ao máximo a poluição.

Esse conceito ganhou popularidade com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de agosto de 2010). Portanto, foi elaborado um acordo entre os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, sobre a introdução da responsabilidade compartilhada no ciclo de vida do produto.

Para implantar uma política de logística reversa é preciso saber em qual setor a empresa atual, podendo ser, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes (seus resíduos e embalagens), produtos eletrônicos e seus componentes.

Caso a empresa atue em outro setor, também é possível fazer parte da logística reversa, desenvolver, fabricar e colocar no mercado produtos que possam ser reutilizados ou reciclados futuramente.

Quais os formatos de logística reversa?

A logística reversa pode assumir duas formas: pós-venda e pós consumo. Primeiro, o produto é devolvido à cadeia de suprimentos antes de ser usado pelo consumidor ou quando raramente é usado (por exemplo, devido a um defeito descoberto ou a um erro no processamento do pedido).

Para isso, as empresas precisam planejar o recebimento e o encaminhamento dos itens, construindo em sua estratégia organizacional formas de controle do fluxo físico e das informações logísticas.

Muitas vezes, os produtos podem ser aprimorados e revendidos, agregando valor. No pós consumo, os produtos são comprados, usados ​​e desfeitos pelos consumidores, que são considerados inadequados para consumo primário ao final do prazo de validade.

Assim como no pós-venda, as empresas devem estar preparadas para receber os itens e fornecer uma rota adequada de reutilização para retornar ao ciclo de produção, reciclagem ou desmontagem e, em seguida, tratamento ambiental adequado (somente se a reintrodução no mercado não for viável).

A logística reversa é uma estratégia diferente, onde tudo começa com um plano que delineia ações, desde a coleta até a reutilização, reciclagem ou desmontagem.

Então, como em qualquer planejamento de negócios, o segredo está em implementar as medidas passo a passo e avaliar os resultados.

O papel dos consumidores

Entretanto, o papel dos consumidores é fazer a devolução do produto em um local específico, conforme determinado pelo comerciante ou distribuidor.

 Eles podem encaminhar os resíduos ao fabricante ou importador para descarte adequado e sustentável.

A implementação da logística reversa é uma importante aliada da economia circular. Pois ao devolver os resíduos ao ciclo produtivo, os materiais deixam de ser resíduos e passam a ser matérias-primas para novos produtos.

Ao mesmo tempo em que conscientiza a população por meio da educação ambiental, a logística reversa pode ajudar a minimizar o impacto ambiental da má gestão de resíduos, um passo importante para a sustentabilidade.

Vantagens da logística reversa

Agora que você sabe o que é a logística reversa e como ela funciona, vamos dar uma olhada em seus benefícios.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse tipo de atividade é essencial porque possui as seguintes vantagens:

  1. A logística reversa é boa para a economia, pois gera recursos sustentáveis ​​e mais renda;
  2. Ajuda a preservar o meio ambiente, pois reduz a necessidade de novas matérias-primas e evita o descarte inadequado de resíduos;
  3. Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que passam a viver em ambientes mais saudáveis, limpos e responsáveis;
  4. É um importante incentivo para a valorização, reutilização e eliminação ecológica dos resíduos;
  5. Compartilhamento da responsabilidade pela gestão de resíduos na sociedade, envolvendo os setores público, privado e sociedade civil;
  6. Melhorar significativamente a eficiência do uso industrial dos recursos naturais;
  7. Ajuda a prolongar a vida útil de um aterro sanitário ao reinserir a maior parte dos resíduos na cadeia produtiva sempre que possível;
  8. Aumentar a oferta de produtos ecologicamente corretos tem mais incentivo para a geração de novos negócios, empregos e renda.

Objetivos da logística verde

De acordo com as informações fornecidas pela CETESB, o sistema de logística verde tem os seguintes objetivos:

  • Proteger o meio ambiente e a saúde pública;
  • Criar oportunidades de negócios com base no potencial de reavaliação das cooperativas de resíduos e reciclagem;
  • Usar a sustentabilidade para substituir o uso de recursos naturais por materiais reutilizáveis ​​e reciclados;
  • Redistribuir direitos e obrigações para a gestão de resíduos;
  • Melhorar fisicamente a gestão de resíduos;
  • Transferir responsabilidades de gestão para o setor privado;
  • Melhorar a eficiência do uso dos recursos naturais pela sociedade (reutilização, reciclagem e valorização);
  • Promover o ecodesign (melhoria ambiental no design de produtos e embalagens).

O processo da logística reversa e o conceito do ciclo da vida

Por trás do conceito de logística verde está um conceito mais amplo, o “ciclo de vida”. Do ponto de vista logístico, o ciclo de vida de um produto não termina com a entrega ao cliente.

Produtos danificados ou inutilizáveis ​​devem ser devolvidos ao local de origem para descarte, reparo ou reutilização adequada.

Do ponto de vista financeiro, no ciclo de vida de um produto, além dos custos de aquisição de matéria-prima, custos de produção e custos de armazenamento, existem obviamente outros custos relacionados à sua gestão em contracorrente de processo completo.

Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar o impacto que um produto tem no meio ambiente ao longo de seu ciclo de vida.

Essa abordagem sistemática é essencial para planejar o uso dos recursos logísticos para cobrir todas as etapas do ciclo de vida do produto.

A logística reversa pode te ajudar a encontrar uma solução para os produtos que foram danificados ou devolvidos pelos clientes, você pode ajudar o meio ambiente, aumentando a sustentabilidade.

Além disso também é possível aumentar a eficiência dos seus processos logísticos, evitando o acumulo dos produtos devolvidos, facilitando o descarte.

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes