Roteamento

Roteamento automático: O que é e quais os benefícios?

O que realmente diferencia uma roteirização de uma empresa à outra é a eficiência de sua operação tanto no quesito fidelização do cliente, quanto na rentabilidade dos seus processos logísticos.

Portanto, a automatização de processos é fundamental! Nas últimas duas décadas, o momento de automatizar os processos mais básicos como o envio de pedidos, faturamento e controles financeiros exigiam uma equipe enorme e causavam grande descontroles em operações maiores.

Já nesta década, o que percebemos foi uma automatização da logística de armazenagem, evitando operações manuais gigantescas e forte índice de perda de mercadorias.

Agora, estamos no momento de automatizar a gestão das entregas, que passou a ser um dos maiores centros de custo das operações.

Roteirização manual, por que devo para de usar?

Todas as atividades manuais estão sujeitas a erros, o que afeta diretamente a qualidade do serviço e o alcance dos resultados.

Todavia, o principal objetivo de uma empresa de logística é conseguir entregar o produto certo corretamente no menor tempo e com o menor custo.

Usando a roteirização manual, você pode até atingir um objetivo ou outro se as informações não forem muito precisas.

Mas afinal, o que é roteirização automática?

A roteirização automática é o planejamento das cargas que a frota irá transportar para distribuição com o auxílio de sistemas especializados.

Contudo, introduz o planejamento de rotas, montagem de cargas, conhecimento geográfico e outras funções de forma automatizada com mínima intervenção humana.

Se no roteamento “tradicional” tudo é feito manualmente, mas no roteamento automático o fator fundamental é utilizar um sistema sob medida para a função.

Quais os benefícios da roteirização automática?

Redução de custos e ganho de agilidade

O roteamento automatizado ajuda a reduzir o consumo de combustível, a fim de acelerar as entregas e reduzir os custos operacionais (desde despesas de folha de pagamento reduzidas a menos erros e retrabalho).

Sobretudo, as margens de lucro podem ser melhoradas e descontos podem ser negociados em determinadas negociações, o que não é possível quando se trabalha com alto custo.

Gestão orientada por dados

Pense primeiramente em todo o tempo gasto planejando cargas e pensando no processo de entrega de mercadorias aos clientes.

Quanto mais tempo gasto nisso, menos produtivos todos são, desde o planejamento até a execução operacional.

Com uma solução de roteamento automatizado, você pode reduzir esse tempo, com o intuito de ter uma entrega mais rápida e eficiente. Isso melhora a satisfação do cliente, melhora a reputação da empresa, aumenta a produtividade e pode aumentar a receita e a lucratividade.

Aumento da competitividade

As empresas do espaço distribuidor atacadista que usam roteamento automatizado são mais inteligentes e mais competitivas.

Eles são capazes de planejar e executar uma sequência otimizada de rotas de entrega, são capazes de analisar a disponibilidade do cliente, horas de serviço, capacidade do veículo, desempenho do motorista, etc.

Quando o roteamento automatizado é colocado em prática, são muitos os fatores que podem ser melhorados no dia a dia das operações para beneficiar a empresa.

Resumindo, roteirizar cargas e planejar embarques não é mais um “problema difícil” para uma equipe passar horas fazendo essa atividade. A automação pode evitar erros e tornar tudo mais eficiente e eficiente.

Minha empresa deve utilizar um software roteirizador?

Se o gestor logístico não tem tempo suficiente para formar todas as cargas diárias, por não utilizar “ferramentas” que auxiliem a distância entre os clientes, ou até mesmo a localização exata do cliente em um mapa. Você definitivamente deve fazer o uso da roteirização automática!

Contudo, se o colaborador responsável por formar as cargas não otimiza a frota de cargas da empresa, realizando agrupamentos lógicos com o intuito de atender todas as entregas e utilizar os veículos em sua plena capacidade. Você com certeza deve fazer o uso da roteirização automática!

Entretanto, é exatamente neste ponto que um software roteirizador traz seu primeiro grande benefício.

Ao utilizar um software roteirizador é possível manter mapas constantemente atualizados pelo Google e, processados durante a fase de implantação, a localização exata de cada cliente no mapa.

Mas não é só isto! O serviço é baseado em diretrizes de roteirização, como:

  • Clientes com janela de entrega;
  • Clientes especiais;
  • Tipos de veículos com suas Capacidades (Peso e Cubagem);
  • Áreas com restrições a tipos de veículos;
  • Tempo máximo de execução por área;
  • Número máximo de entregas.

Vantagens de utilizar o roteirizador avançado do Fusion DMS

O Fusion DMS analisa as entregas das áreas selecionadas e, mediante a disponibilidade dos veículos, forma automaticamente as cargas com a divisão das entregas, calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas) que os veículos devem percorrer durante a execução das cargas.

No entanto, o colaborador que passava horas montando uns “quebra cabeças” para encaixar todas as entregas, recebe uma visualização no mapa de todas as cargas formadas em poucos instantes, podendo realizar ajustes finos e efetivá-las em seu sistema. Desta forma, a frota passa a ser utilizada da melhor forma possível.

Em outras palavras, a solução reduz significativamente a quilometragem rodada pelos veículos durante o mês.

Como boa parte dos custos das entregas variam proporcionalmente com a quilometragem rodada, os custos baixam na mesma proporção. Outro efeito que se percebe é a utilização de menos veículos para uma demanda equivalente ou a redução do tempo de entrega para o cliente final.

Por fim, após alguns poucos meses de automatização da roteirização um outro efeito interessante surge: o aumento da eficiência comercial.

Os clientes se tornam mais fiéis e até pagam “um pouco” mais caro para terem o seu serviço. Portanto, isto tem uma explicação simples: a melhoria do nível de serviço das suas entregas permite que seu cliente final trabalhe com estoques mais baixos e reposições mais frequentes, ou seja, o seu cliente final aumenta sua eficiência operacional. Afinal, não é isto que todos os empresários estão buscando?

Se você está buscando uma melhoria dos seus processos logístico, a Fusion tem a solução ideal para você!

Faça um orçamento conosco ou agende uma apresentação e conheça mais sobre o Fusion DMS

Deixe uma resposta Cancelar resposta