Como o biocombustível impacta na sustentabilidade?

Como o biocombustível impacta na sustentabilidade?

Biocombustível

O biocombustível é produzido a partir de um material orgânico chamado de biomassa. Contudo, com esse material é possível gerar energia a fim de ser uma alternativa aos combustíveis fosseis.

Plantas oleaginosas são as matérias primas mais comum para a produção desse tipo de combustível. Entretanto, no Brasil são utilizados vegetais, como:

Mamona, palma, girassol, milho, babaçu, cana-de-açúcar entre outras alternativas. Essas matérias primas são responsáveis pela produção dos biocombustíveis como o álcool, biodiesel, etanol e o biogás.

Biocombustível

Os biocombustíveis são divididos em 4 partes

1 – Eles são feitos a partir de algumas espécies de vegetais. Esta categoria inclui etanol, biodiesel, bioetanol e biogás.

2 – Feitos de celuloses e outras fibras vegetais não comestíveis. Um exemplo desse biocombustível é o etanol celulósico.

3 – Biocombustíveis produzidos por plantas de crescimento rápido, como as microalgas.

4 – Produzidos a partir de árvores geneticamente modificadas, que fornecem biomassa de alta qualidade e maior capacidade de absorção de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.

Vantagens x Desvantagens

As desvantagens do uso dos biocombustíveis estão ligadas ao desmatamento, isso ocorre porque para a sua produção é preciso de amplas áreas agricultáveis.

Contudo, o uso de agrotóxicos gera impactos negativos, um exemplo disso é a poluição dos aquíferos.

Entretanto, são inúmeras vantagens de utilizar esses biocombustíveis, algumas delas são:

São biodegradáveis, diminuem a dependência do petróleo e ainda são uma fonte de energia renovável, diferente do petróleo.

A sustentabilidade que o biocombustível promove é real?

Sim, de fato eles emitem menos CO² que a gasolina, entre outros combustíveis. Afinal, por que isso acontece?

Os gases emitidos pelos biocombustíveis são reabsorvidos pelas safras seguintes, por isso são uma fonte de energia renovável.

Porém, existem aqueles que possuem oxigênio em sua composição, o que ajudam a diminui as emissões de monóxido de carbono (CO).

Benefícios do biocombustível

Aproveitamento de resíduos

A produção de biocombustíveis também pode resolver um problema urbano comum no Brasil: resíduos orgânicos e esgoto doméstico.

O professor Ricardo Antonio Francisco Machado explicou que, por exemplo, na produção de biometano, existe a oportunidade de usar essa matéria-prima em produtos que podem substituir o diesel e o gás natural.

As vantagens, ele destaca, vão além da redução dos poluentes ambientais dos resíduos sólidos. Atualmente o lixo orgânico não é compostado, mas sim misturado com recicláveis e encaminhado para o lixão.

O grande potencial do biometano é promover a saúde pública e resolver o problema dos aterros sanitários”.

O uso de resíduos agrícolas ainda pode gerar benefícios semelhantes. Segundo a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), a produção de biogás e biometano a partir dessas matérias-primas aumentou 27% em 2020.

Menor emissão de gases do efeito estufa

De acordo com o levantamento de dados do WWF-Brasil, a redução das emissões de gases de efeito estufa variam de acordo com o tipo de biocombustível utilizado e os combustíveis fósseis alternativos.

Essa redução ocorre porque a biomassa absorve o dióxido de carbono emitido quando os biocombustíveis são queimados.

Em geral, essas emissões costumam ser maiores que zero. Por isso são vistas como emissões indiretas.

Por exemplo, isso inclui emissões da produção de biocombustíveis e insumos de transporte.

Mesmo assim, os benefícios ambientais são maiores, ressaltou a professora Camilla Colombo.

“Não temos dados comparando etanol com gasolina, mas pesquisas mostram que o uso de biodiesel pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 70 por cento.

Usando biometano, você pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 85 por cento.”

O Brasil avança na produção de biocombustíveis

Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, fica atrás apenas dos Estados Unidos.

Em terceiro lugar fica a indonésia, que adota o mix B30 no diesel desde o início do ano de 2020, no mesmo ano começaram a executar testes para avançar para B40 em 2021.

A substituição dos combustíveis fósseis é um caminho sem volta, se não assumirmos uma conduta ousada, corremos o risco de ser ultrapassado.

Existem alguns tipos de biocombustíveis quais são?

  • Etanol: Pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar, beterraba ou milho;
  • Biodiesel: Produzido a partir de óleos vegetais como girassol ou soja;
  • Biogás: Consiste em bactérias que decompõem matéria orgânica;
  • Biomassa: Inclui a conversão de resíduos como carvão, lenha ou bagaço;
  • Biometano: um combustível convertido a partir de biomassa.

Como o biocombustível afeta o setor logístico?

Com o passar do tempo, empresas demandam que suas operações sejam sustentáveis e que não casem danos ao planeta terra.

Entretanto o uso de biocombustíveis pode ajudar muito no setor da logística e transporte.

A logística de transporte é um setor conhecido por usar muitos combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, adotar isso nos processos logísticos podem obter alternativas ecológicas.

Além disso é possível reduzir a poluição e muitas dessas alternativas podem resultar em uma economia para as empresas de logística e transporte.

Existe outra alternativa sustentável?

Uma alternativa bastante atraente no Brasil são os caminhões elétricos que vem revolucionando o transporte logístico.

Portanto, os motores elétricos possuem baixo impacto ao meio ambiente e são ecologicamente mais corretos que os tradicionais.

Os custos operacionais diminuem drasticamente com o caminhão elétrico, além de evitar a emissão de gases poluentes, já que os motores elétricos não queimam combustível.

Os custos operacionais diminuem drasticamente com o caminhão elétrico, além de evitar a emissão de gases poluentes, já que os motores elétricos não queimam combustível.

Se você busca reduzir custos, além da sustentabilidade, utilizar KPIs logísticos podem ser uma boa. Quer saber mais? Acesse nosso site e faça um orçamento conosco.

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes