Inteligência artificial na logística funciona?

Inteligência artificial na logística funciona?

Inteligência artificial

O setor logístico passou por uma grande revolução com a chegada da logística 4.0 que enfatizou o uso da tecnologia bem como a inteligência artificial. 

Tudo isso tornou-se realidade graças aos softwares de análises de dados, monitorando de forma online  estoques, transportes e o sistema de produtividade.

A inteligência artificial veio para melhorar o alcance, eficiência e a qualidade dos processos logísticos.

Mas afinal o que é inteligência artificial? 

Conhecida popularmente como IA ou AI, termo que  deriva do inglês (Artificial intelligence). Esse avanço tecnológico possibilita que sistemas simulem uma inteligência muito parecida com a humana como resultado.

Portanto, a IA vai muito além de uma programação de determinadas ordens para tomadas de decisões. 

É uma área da ciência da computação que define a inteligência humana através de simulações feitas a partir de máquinas e sistemas. O intuito é solucionar problemas com a finalidade de automatizar processos.

Como a inteligência artificial pode melhorar a logística de um negócio?

É inegável que a era digital trouxe mudanças na estrutura das organizações. Entretanto, com o passar do tempo foram surgindo diversas tecnologias que vêm sendo adquiridas por indústrias e outros tipos de negócios, a fim de gerar uma maior competitividade. 

A inteligência artificial quando usada em conjunto com outras tecnologias como: Internet das coisas (IoT), Big Data e computação na nuvem, oferecem infinitas possibilidades a fim de aprimorar técnicas e execução de tarefas. 

Contudo, a IA funciona como uma base fundamental para desenvolver outras tecnologias voltadas para o melhor gerenciamento das operações logísticas de uma empresa. 

O que é a inteligência artificial e como funciona na logística?

A IA é uma nova tendência de mercado onde empresas logísticas usam soluções digitais para melhorias como redução de custos e a rapidez das entregas em etapas diferentes. 

A indústria 4.0 é o que justifica a chegada da inteligência artificial na logística. Contudo, esse novo movimento da indústria busca criar processos mais digitas. 

Portanto, os processos manuais são substituídos por automáticos, agora a grande maioria das tarefas são feitas por softwares, garantindo uma maior eficiência dos processos. 

Entretanto, para alcançar os objetivos que a logística 4.0 proporciona é preciso digitalizar processos e aderir às novas soluções, são elas: Big Data, IoT e por último a IA. 

Ao fazer o uso de softwares inteligentes é possível automatizar alguns processos como:

  • Receber mercadorias;
  • Fazer devoluções;
  • Armazenar estoques;
  • Separar produtos;
  • Realizar entregas. 

Quais são as tendências da IA na logística?

Algumas tendências já estão sendo usadas, entretanto, outras ainda estão em processo de desenvolvimento para um futuro próximo. Confira! 

Computação em nuvem 

É possível abrigar na internet alguns recursos de software, rede, armazenar, recuperar, analisar. Contudo, ainda é capaz de usufruir da inteligência de dados, facilitando as atividades como gerir frotas e realizar pedidos e entregas. 

Veículos independentes e drones 

Veículos autônomos já são uma realidade no formato de empilhadeiras, carros de pátio e depósito. Adotá-los em vias públicas requer supervisão humana, entretanto, são só por questões de segurança. 

Todavia, o uso da inteligência artificial permite que a médio prazo tornem os veículos cada vez mais autônomos, a partir de sensores e dispositivos de direção autônoma. 

Blockchain

É utilizado para agilizar processos de registro de transações além de rastrear ativos de uma rede de empresas. Portanto, é uma tecnologia filha da IA que compartilha dados de maneira mais segura e ágil. 

Contudo, essa tecnologia permite diminuir a complexidade das cadeias de suprimentos e garante uma automação confiável e transparente diante de processos comerciais e administrativos. 

Vantagens da inteligência artificial na logística

A IA surgiu para somar e facilitar a vida das empresas logísticas, e para aquelas que dependem de processos logísticos. Confira algumas vantagens de utilizar IA na sua empresa! 

Facilita a tomada de decisões 

Erros podem custar caro na logística, empresas lidam com uma enorme quantidade de informações diariamente. Porquanto, existem softwares que analisam os dados para otimizar a tomada de decisões, com baixas chances de erros. 

A inteligência artificial também pode otimizar rotas de entrega, entre outras vantagens na logística.

Reduz gastos logísticos 

A inteligência artificial permite tomar decisões mais certeiras, o que também resulta em uma redução nos gastos com logística. 

Os sistemas de IA são projetados para otimizar os gastos, diminuindo-os de diversas maneiras.

  • planejar  rotas para o transporte de cargas;
  • alocação inteligente de mercadorias nos armazéns;
  • definir o momento ideal de realizar manutenção dos veículos;
  • reduz custos, como combustível e pneus.

Aumenta a produtividade das empresas 

A produtividade logística cresce como consequência direta da tomada de decisões e da redução de gastos. 

Isto ocorre principalmente devido à capacidade da inteligência artificial (IA) de ler e interpretar os dados para solucionar um problema da melhor forma. 

A inteligência artificial na logística permite uma produção e operação padronizadas conforme os objetivos da gestão, facilitando a escalabilidade do negócio em um menor período.

Garante maior satisfação de clientes 

Ninguém gosta de receber entregas atrasadas, seja o consumidor final ou a própria empresa. Devido a todas as vantagens mencionadas acima, a inteligência artificial na logística também ajuda a garantir maior satisfação do cliente. 

Prazos de entrega mais curtos, preços mais atrativos e rastreamento de pedidos são alguns dos principais fatores.

Auxilia no gerenciamento de frotas 

É capaz de automatizar a gestão de frotas, portanto, com um sistema inteligente é possível rastrear frotas, supervisionar entregas, fazer o acompanhamento das cargas e verificar se os veículos da sua frota tiveram multas ou não. 

Isso gera maior facilidade na hora de identificar quais caminhões estão rodando e qual tipo de carga, além disso é capaz de verificar os custos com combustíveis da sua frota. 

Confira o que empresas falam a respeito da inteligência artificial:

Quer começar a introduzir a inteligência artificial na sua logística? A Fusion pode te ajudar nisso! 


Contamos com um software roteirizador que auxilia nas entregas, aumentando a agilidade e volume de entregas por dia. 

Quer saber mais? Agende um bate-papo com a gente, te esperamos lá! 

Deixe uma resposta

Proudly powered bySpiceThemes

Descubra mais sobre Blog da Fusion S.A.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading