Logística de distribuição: O que é e como funciona?

Logística de distribuição: O que é e como funciona?

Logística de distribuição

A logística de distribuição é extremamente importante para as empresas, no entanto, ela está presente nas atividades desde a fabricação até a entrega ao cliente. 

Caso esse processo não seja realizado de maneira eficiente, o pensamento do cliente a respeito da sua empresa muda. O resultado disso é o cliente deixando de comprar e seus lucros caindo. 

É por isso que a distribuição logística é um área que requer bastante atenção, pois qualquer coisa que aconteça de errado pode impactar suas vendas. 

Mas o que de fato é logística de distribuição?

A logística de distribuição de produtos abrange o movimento de matérias-primas, produtos acabados e  movimento de pedidos de um local para outro. Entretanto, inclui também o armazenamento de mercadorias e a sua expedição para os clientes.

Portanto, o processo de entrega vai muito além de pegar mercadorias da fábrica, transferir para caminhões e entregar. 

Essa é a etapa final do processo de compra, por isso é extremamente importante para manter as empresas competitivas. 

Contudo, é fundamental alertar os colaboradores da importância da logística de transporte e distribuição. 

A logística de distribuição tem como papel definir qual canal de venda é ideal para cada tipo de produto que a empresa oferece. Todos esses pontos interferem na colocação da empresa no mercado. 

Quais processos que envolvem a logística de distribuição?

  • Emissão;
  • Saída do centro de distribuição logístico;
  • Transporte dos produtos;
  • Chegada na empresa revendedora; 
  • Entrega ao cliente final. 

Entenda como funciona a logística de distribuição 

O papel da logística de transportes é otimizar a distribuição, agilizar processos, tornar seguro e barato. Além disso, é necessário cumprir o fluxo estratégico que afeta diversas áreas. Cada setor tem responsabilidades para viabilizar caminhos.

Portanto, a logística de distribuição funciona para fazer os produtos chegarem até o consumidor de forma prática e eficiente. 

Qual a importância da logística de distribuição?

Logística relaciona-se normalmente a transporte de mercadorias, abastecimento/distribuição.

Contudo, a importância da área aumentou, expandindo a definição para incluir compra, movimentação, armazenamento e entrega.

Mudar reforça o caráter estratégico para ofertas de produtos nos locais/momentos certos, garantindo serviço aos clientes.

Gerenciamento de estoque aprimorado para reduzir custos/aumentar eficiência! Melhoria constante é expressão de logística nas organizações. 

O aprimoramento possibilita compartilhamento de informações entre parceiros/avaliação do desempenho.

Diante disso os recursos são utilizados de forma mais assertiva, com custos de frete mais baratos, a otimização é garantida! Além de diminuir gastos com combustíveis e realizar trajetos mais rápidos e seguros. 

Quais etapas envolvem a logística de distribuição? 

Gestão de transporte

A distribuição começa com uma gestão de transporte desde o momento da escolha do modal e o seu tipo de carga. 

Entretanto, também é possível saber se a distribuição será feita a partir de rodovias, ferrovias, hidrovias ou até mesmo por transporte aéreo.

Checagem e despacho de mercadorias  

É nessa etapa que acontece a verificação das mercadorias. Portanto, essa etapa é uma das mais importantes, aqui garante que o cliente receberá o que realmente pediu. 

Verifica-se a quantidade de itens e os seus respectivos destinos, com a finalidade de evitar devoluções e insatisfações de clientes. 

Gerência do frete 

Efetivar o gerenciamento do frete é fundamental na hora de diminuir custos. Nessa etapa será realizado o cálculo do frete mediante ao tipo de transporte que será utilizado na entrega. 

Vale salientar que o cálculo é feito a partir de cotações a fim de garantir um melhor preço. A qualidade do transporte pode influenciar o preço, mas garante a satisfação dos clientes. 

Ter um controle de frete garante à empresa maior percentual de lucro! 

Roteirização 

A roteirização é peça fundamental para uma logística de distribuição eficiente! Com a roteirização você consegue entregar os pedidos no prazo certo, rotas mais rápidas e diminuir custos com combustíveis.

Entretanto, tudo isso é possível graças a um software roteirizador que irá traçar rotas otimizadas e curtas. 

Ajuda na organização da sua frota trazendo grandes resultados, diminuindo os custos operacionais. 

Quais vantagens a logística de distribuição oferece?

Logística de distribuição tem grande influência nos resultados financeiros de uma empresa, ainda que passe despercebida. 

Pode encarecer o produto, diminuindo vendas ou o tornar mais atrativo que seus concorrentes.

Afinal, quais as vantagens? Confira agora! 

Eficiência nas entregas 

O centro de distribuição de uma empresa é um dos responsáveis por entregas rápidas e de qualidade, para o cliente (consumidor) ou empresa (afiliada). 

Portanto, é vantajoso ter uma logística de distribuição feita por softwares tecnológicos, com isso as entregas são feitas de maneira mais ágil.

Uma pesquisa realizada nos EUA mostrou que 49% dos consumidores preferem comprar online se o produto chegar em até 24 horas.

Entretanto, é quase impossível cumprir essa meta! Contudo, uma logística otimizada significa ter o produto em mãos mais rápido. 

Redução de custos 

Os custos logísticos são os principais de uma empresa e podem se tornar muito altos se não tomar cuidado. 

Normalmente as empresas repassam esses custos para os clientes, portanto muitos consumidores reclamam do alto preço do frete e que isso impacta na decisão de compra.

Estabelecer uma logística de distribuição é permitir que a empresa reduza custos o que pode ser repassado ao cliente. No entanto, isso gera mais satisfação e a companhia vende mais! 

Qualidade do atendimento 

Uma boa logística influência e melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor.  investir numa logística de distribuição eficiente é garantir que o produto seja entregue com rapidez e com custos menores. 

A fidelização de clientes é resultado de uma boa logística de distribuição! 

Está pensando em melhorar sua logística de distribuição? Nós temos a solução! 

O Fusion DMS conta com sistema de roteirização que vai além de apenas organizar suas frotas! 

Nosso roteirizador é capaz de reduzir custos, planejando uma rota otimizada a fim de diminuir o tempo de entrega, também é possível monitorar em tempo real toda rota.

Está esperando o que? Entre em contato conosco e faça um orçamento! 

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes