Automação logística: Entenda de uma vez como funciona

Automação logística: Entenda de uma vez como funciona

Automação logística

Nos dias atuais a automação logística vem se tornando cada vez mais eficiente e com o intuito de desenvolver um ambiente de trabalho mais otimizado e eficaz. 

Automação de processos é uma das novas tendências da nossa sociedade atual, principalmente em empresas. 

Contudo, enfrentar  processos logísticos pode se tornar uma tarefa difícil. Por isso existem softwares que auxiliam nessa tarefa. 

Automatizar processos garante benefícios para as empresas em termos de produtividade e maior satisfação do cliente. 

Com o passar do tempo a concorrência ganha cada vez mais força, o que fez as empresas melhorarem seus processos e utilizarem tecnologias e ferramentas para aprimorar seus processos. 

Afinal, o que é automação logística? 

Automação logística é a adoção de ferramentas e sistemas de gestão com o intuito de automatizar processos, a fim de diminuir a intervenção de pessoas. Portanto, a automação logística serve para evitar funções repetitivas executadas por pessoas. 

As máquinas substituem os humanos e passam a executar as tarefas com mais precisão e agilidade. A ideia é reduzir ao máximo a quantidade de controles e processos manuais. 

A automação pode atuar em diversas áreas da logística, como: 

  • Armazenagem: controlar entradas e saídas, conferir itens e controlar estoque e expedição;
  • Transporte: ter maior controle das rotas bem como rastreamento dos produtos. 

Como funciona a automação logística na prática? 

Ela pode ser simplificada, eliminando conferências, ou usando sistemas para compartilhar informações em tempo real.

O investimento em tecnologia é extremamente necessário, mas os benefícios em produtividade e precisão são significativos e fazem jus ao investimento.

Podemos citar 3 exemplos de sistemas que auxiliam nesse processo: 

  1. TMS: Um software que otimiza a rotina de transportes, roteirizando, contratando transportadoras, com o intuito de ter maior controle sobre o frete;
  1. WMS: Sistema de gestão de armazéns que auxilia no gerenciamento dos estoques, a fim de melhorar o recebimento, armazenamento e a distribuição das mercadorias; 
  1. ERP: Consiste em um sistema responsável por juntar as diversas áreas da empresa a fim de automatizar a comunicação. 

Entenda a importância da automação logística para a sua empresa

A grande maioria das empresas possuem  custos logísticos muito altos, sendo responsável por grande parte do orçamento. 

Contudo, quanto mais produtiva a empresa for, maior lucro ela terá! Vale ressaltar que, a automação permite que os colaboradores foquem em atividades que agregam mais valor. 

Com isso é possível dar mais atenção a processos mais relevantes a fim de melhorar o nível das operações logísticas.

Entretanto, pode-se gerar um impacto grande em áreas específicas, como o picking. Com as tecnologias atuais é possível embalar um produto em um período de tempo curto, de forma automática e ágil.

O intuito é formar uma padronização de modo que não gere problemas para as fases seguintes. 

Quais são as vantagens da automação logística para as empresas? 

O sonho de toda empresa é facilitar suas atividades para seus colaboradores, através da tecnologia isso foi se tornando possível. 

A automação logística é fruto do avanço tecnológico, por isso confira 4 benefícios dessa adoção! 

Redução de custos

Reduzir custos é uma consequência da automatização, isso inclui a eliminação de retrabalhos bem como a redução dos erros operacionais e o aumento considerável da produtividade. 

A automação reduz o esforço necessário para atender às demandas diárias de um processo logístico. Também é possível diminuir a dependência de funcionários para determinadas funções! 

Prevenção de perdas e riscos 

Com uma automação é possível assegurar o combate a perdas e riscos de segurança evitando acidentes nos processos, os sistemas não apresentam falhas facilmente. 

Contudo é garantido o monitoramento dos produtos de forma mais ampla a fim de garantir a segurança e a proteção dos mesmos. 

Apoio na tomada de decisões 

Com a flexibilidade dos dados de segurança e o fácil acesso a informações de todas as áreas da empresa, pode-se correlacionar para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para desenvolver estratégias eficazes.

Os indicadores de desempenho também fornecem uma maneira eficaz de entender como estão os resultados e agir rapidamente para atingir as metas.

Otimizar tempo 

Como diz um velho ditado “todo tempo é ouro” e na logística não poderia ser diferente, não é mesmo? 

O tempo é de extrema importância na gestão de transporte. Atualmente, consumidores buscam por empresas com entregas mais rápidas e que ofereçam prazos curtos. 

É aí que entra a automação logística! Processos que demoravam horas passam a ser resolvidos em tempos recordes.

Além de tudo isso permite ao gestor maior liberdade na hora de analisar e dimensionar sua frota apenas com alguns cliques, aproveitando o máximo dos caminhões. 

Como automatizar os meus processos logísticos? 

O início de tudo deriva da inovação e a prática da automação. É necessário deixar as máquinas trabalharem, elas são fundamentais nesse processo. 

Comece listando os processos que são mais desgastantes para a sua equipe, crie fluxos para uma possível automação. 

 Contudo, é necessário uma maior junção dos parceiros em todos os pontos da cadeia logística, diante disso a automação funciona melhor. 


Depois de passar por essas etapas você irá conseguir soluções específicas  para automatizar seus processos logísticos! 

Confira algumas ferramentas que auxiliam à automação: 

Roteirização

A Fusion oferece um software com diversos módulos e um deles é a roteirização, ele permite analisar sua frota, evitando desvios, além de planejar rotas otimizadas e curtas.

Dashboard própria 

Essa tecnologia permite que o gestor acompanhe o trajeto de carga no painel e tenha acesso ao processo de transporte. 

Aplicativo para motorista 

Oferecer esse serviço ajuda durante todo o trabalho de entrega. Através dele é possível receber o suporte de apoio Fusion e enviar imagens do canhoto para comprovar a entrega. 

Conclusão 

A automação logística é caracterizada pelo uso de diversas soluções tecnológicas que assumem funções logísticas com o intuito de melhorar o desempenho.

Portanto, é um investimento que vale a pena! Erros são evitados, custos são diminuídos e processos são otimizados em menos tempo. 

A Fusion oferece vários módulos que podem te ajudar a otimizar seus processos logísticos e diminuir suas dores de cabeça. Faça um orçamento agora e descubra o melhor para você! 

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Proudly powered bySpiceThemes

Descubra mais sobre Blog da Fusion S.A.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading