Centro logístico: Qual a sua importância?

Centro logístico: Qual a sua importância?

Centro logístico

Ao rastrear um pedido você já deve ter visto “o seu pedido chegou ao centro logístico”, mas o que será esse lugar? e por que meu pedido tem que passar por ele? 

Perguntas como essas são muito frequentes, por isso estamos aqui para respondê-las detalhadamente, confira abaixo neste artigo! 

O que é um centro logístico? 

São grandes estruturas para armazenar, organizar e distribuir para seus destinos finais. Áreas otimizadas e preparadas para isso tem nome de “centros de triagem”.

Operações logísticas como recepção, transporte interno, armazenamento, preparação e distribuição de produtos acontecem nesses espaços.

Contudo, para realizar essas operações é necessário que essas áreas sejam otimizadas e preparadas com o intuito de coexistirem espaços como: 

  • Armazenagem; 
  • Picking; 
  • Carga e descarga;  
  • Escritórios. 

O centro logístico é peça fundamental para a economia em junção com uma frota de veículos otimizada e a melhoria das entregas. 

Onde pode-se localizar o centro logístico? 

Você já deve ter dado de cara com a seguinte expressão: “Seu pedido chegou ao centro logístico” ao rastrear sua encomenda. Entretanto, existem vários espalhados por todo o país.

Contudo, a plataforma na qual você efetuou a compra é responsável por disponibilizar todos esses dados na aba “Rastreie seu pedido”. Desta maneira fica mais fácil acompanhar seu pedido.


Caso desconfie, procure o nome do centro logístico informado no google e obtenha mais detalhes. 

Fatores que ajudam a definir o que são centros logísticos: 

1 – Tamanho

Quanto maior for a quantidade de M², maior será a capacidade de armazenamento, porém, mais difícil será o transporte interno das mercadorias. 

Portanto, deve-se atentar ao espaço e a capacidade de armazenagem necessária para a empresa. 

2 – Localização 

Escolher um bom lugar pode afetar o aspecto construtivo e impactar no seu nível estratégico.

Contudo, a localização precisa ser pautada em qual tipo de produto será armazenado, custo de infraestrutura, demanda de pedidos e a concorrência. 

3 – Configuração 

Realizar operações dentro dos centros logísticos dependem de sistemas de armazenagem, docas de carga, escritórios e equipamentos para movimentar mercadorias. 

Por que o centro logístico é importante?

Sem os centros logísticos as entregas seriam feitas de forma desordenada, mal organizadas e sem comunicação. 

Contudo, o centro logístico é responsável por organizar e distribuir igualmente as mercadorias para as cidades, evitando que caminhões saiam com mais cargas que os outros, ou mercadorias iguais para a mesma cidade. 

O centro logístico evita que as frota gaste mais combustível, além de diminuir a exposição dos colaboradores aos ricos. 

Elaborar rotas otimizadas a fim de evitar o mau uso da sua frota e o alto consumo de combustível também é de consciência dos centros logísticos. 

Isso pode ser feito através de softwares de roteirização que auxiliam no planejamento das rotas para maior assertividade. 

Além disso, milhares de encomendas são enviadas para diferentes locais do país todos os dias.

 É impossível estabelecer uma logística otimizada para garantir a entrega se essas organizações não tiverem centros logísticos dedicados e responsáveis ​​pela triagem das mercadorias.

Para onde vai a mercadoria depois que sai do centro logístico? 

A mercadoria passará por outros lugares de triagem até chegar ao destino final, a não ser que o centro logístico fique próximo da residência do comprador. 

Entretanto, o produto só será entregue após seguir todo o fluxo de entrega e chegar ao último centro logístico, caso contrário você precisa esperar. 

Quais as funções de um centro logístico? 

O centro logístico tem como objetivo melhorar o desempenho do supply chain que vai muito além do simples fato de armazenar mercadorias. Confira! 

Recebimento

As mercadorias chegam diariamente dos centros de produção ou de fornecedores, portanto, organizar corretamente a área de carga é fundamental para ter um centro eficiente. 

Armazenagem

Após a mercadoria ser verificada ela passará a contar nos sistemas de armazenamento correspondentes conforme seus aspectos de rotação. 

Transporte interno

A circulação de mercadorias deve ser o mais flexível possível. Uma rota para que equipamentos de manuseio automáticos e manuais operem em plena capacidade dentro do centro de distribuição.

Preparação de pedidos 

Essa, operação é importante, porém, uma das mais difícil dentro de um centro logístico. Ao otimizar rotas de picking aumenta a produtividade e reduz custos da empresa. 

Gestão de estoques 

É necessário ter em mãos um sistema que disponibilize informações em tempo real sobre a situação do estoque. É fundamental evitar erros que podem afetar diretamente o funcionamento das instalações. 

Existe diferença entre armazém e centro logístico? 

A principal diferença entre um armazém e um centro logístico são as atividades e operações que ocorrem em cada um.

No início, não havia muita diferença entre armazém e centro logístico. Afinal, ambos tinham a mesma finalidade: armazenar mercadorias.

Passado o tempo, muitos armazéns se tornaram centros logísticos, uma vez que não se limitavam ao armazenamento, mas abrangiam todos os serviços de logística.

Portanto, um centro logístico possui elementos essenciais para realizar o controle de estoque, preparação, embalagem de pedidos, transporte interno e distribuição de mercadorias.

Por fim, ainda possuem escritórios para supervisionar a operação de todas as atividades. 

Nome Confira os 6 tipos de centros logísticos encontrados no mercado atual

Centro de custo 

É a menor parte de uma organização onde são discutidos os custos com o intuito de registrar no sistema de pagamento da empresa, pode ser metade de um departamento ou um inteiro. 

Centro de carga

É essencial quando se fala em movimentar materiais através de empilhadeiras. Contudo, é o parâmetro que define a capacidade do equipamento para elevar com equilíbrio uma carga sem que haja tombamento para ambos os lados.  

Centro de desconsolidação

Os armazéns dividem cargas consolidadas em lotes menores para depois efetuar entregas e os pedidos de mercadorias. 

Esse método é conhecido como divisão de encomendas. 

Centro de distribuição 

Consiste em um armazém com produtos acabados, itens de serviço derivados de mais de uma fábrica com o intuito de servir mais de um mercado. 

Portanto, o centro de distribuição é um armazém que tem como finalidade efetuar a gestão dos estoques de mercadorias. 

Centro de separação de cargas 

Local onde são recebidas as cargas que são verificadas, separadas e organizadas para serem enviadas aos seus destinos finais.

Centro flexível de manufatura 

 É um sistema automatizado por máquinas CNC alimentada e descarregada por manipuladores, com o intuito de mudança rápida de produtos.

Contudo, o serviço oferecido pelos centros logísticos é fundamental para que as mercadorias cheguem seguras e com qualidade aos consumidores. 

É necessário muito cuidado, atenção e um bom método de organização para que tudo saia como planejado e com segurança.

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes