Logística 4.0

Logística 4.0: O que é, quais são os benefícios?

Você já deve ter ouvido falar na expressão: logística 4.0 que vem ganhando bastante destaque ultimamente. 

A logística 4.0 é baseada na utilização de recursos novos e tecnológicos com o intuito de otimizar todos os processos logísticos. 

Portanto, essa é mais uma etapa do setor logístico que vem ganhando cada vez mais velocidade, eficiência e redução de custos. 

Entretanto, os processos logísticos começaram a ser bastante influenciados pela digitalização e automação dos processos, a responsável por isso é a logística 4.0. 

Existem alguns elementos que estão presentes na logística 4.0, são: Centros de distribuição, supply chain, processos robotizados, automatizados e inteligentes. 

Mas algumas coisas precisam ser filtradas pelos profissionais que atuam na área logística. 

É necessário se atentar às tendências do mercado, quais tecnologias vão ser inseridas e a sua importância. 

Novos desafios surgiram, portanto, certifique-se que sua empresa está por dentro dessa evolução, é importante para o crescimento da empresa. 

O que é logística 4.0? 

A logística 4.0 veio para revolucionar os processos logísticos que passaram a usar novas tecnologias para proporcionar soluções mais digitais e automatizadas. 

Esse novo conceito está ligado diretamente à indústria 4.0 que vem moldando o chão de fábrica e toda cadeia de produção. O intuito é utilizar os avanços tecnológicos a fim de melhorar processos, técnicas e modelos de trabalho. 

Além disso, a logística 4.0 garante que o processo de distribuição das empresas seja feito de forma lógica e inteligente. 

Adotar a logística 4.0 no setor industrial é um grande desafio. Afinal, apenas quem se habitua ao regulamento consegue usufruir dos benefícios dessa novidade.

A logística 4.0 faz o uso de conexões tecnológicas para atender todos os requisitos de velocidade, eficiência e custos da empresa. 

Evolução da logística 4.0 

A transformação digital trouxe com ela a logística 4.0 que surgiu por causa da quarta revolução industrial.  Portanto, a evolução dessa nova era do setor logístico deu início em 1980 e está em crescimento até hoje. 

Contudo, esse avanço proporcionou o desenvolvimento de tecnologias como: 

Big data, inteligência artificial, machine learning e cloud computing passaram a ser utilizadas pelas empresas. 

Como funciona a logística 4.0? 

Sobretudo, a logística 4.0 é responsável por otimizar e ter um maior controle de estoque.  Com isso é possível fazer com que os produtos fiquem menos tempo nos armazéns.

Quanto maior o estoque, ainda mais gastos com armazenamento é preciso. Por isso é importante planejar de forma assertiva, com isso a redução de custos é gritante! 

Todavia, um ponto importante para enfatizar é a digitalização dos processos que transforma informações em dados digitais, facilitando na hora de elaborar o planejamento. 

O uso de ferramentas tecnológicas impacta diretamente na gestão do supply chain. O intuito é analisar dados de forma mais centralizada a fim de melhorar a qualidade dos serviços. 

Quais as principais tendências da logística 4.0? 

Confira as principais inovações desse setor e fique por dentro das principais características dessa nova logística. 

Internet das coisas (IoT) 

É a conexão de alguns dispositivos à internet como: computadores, smartphones ou qualquer dispositivo que tenha esse acesso. 

Não pense que são apenas aparelhos como celulares e computadores que podem fazer parte dessa conexão. Agora é possível conectar carros, máquinas industriais  inteligentes e drones. 

Portanto, fica mais fácil a troca de informações entre os aparelhos, tornando os processos mais automatizados, seguros e inteligentes. 

Inteligência artificial 

Essa tecnologia permite que as máquinas se tornem mais independentes,  Calculando, prevenindo erros e proporcionando bons resultados para a logística. 

Certamente, uma das maiores qualidades da IA é a possibilidade de atender clientes de forma personalizada, através da sagacidade em analisar dados. 

Computação na nuvem 

É um dos serviços que as empresas estão mais utilizando. Com o passar do tempo a virtualização dos serviços é inevitável. 

Por isso a computação na nuvem tornou- se cada vez mais comum e essencial, para o setor logístico e a indústria 4.0. 

Essa tecnologia permite facilitar a gestão de informações, coletando, armazenando e dispondo dados de forma rápida e sem interrupções. 

Big Data

A tecnologia Big Data é importante para o complemento do setor logístico. O  intuito é ajudar a empresa a ter uma visão mais aberta de toda cadeia produtiva. 

Ela é responsável por analisar grandes quantidades de dados não estruturados e definir uma relação entre eles. 

Quais são os benefícios que a logística 4.0 proporciona às empresas?

Se você quer ter uma boa logística em 2023 é preciso investir em tecnologias para sair na frente dos seus concorrentes. 

A logística 4.0 vai além da digitalização do meio industrial. Ainda é possível melhorar o rendimento do negócio, a fim de garantir diversos benefícios. Confira! 

  • Amenizar falhas prevendo problemas;
  • Dados em tempo real com dispositivos inteligentes;
  • Uso inteligente dos recursos;
  • Otimizar frotas/veículos;
  • Decisões melhores;
  • Clientes satisfeitos.

Quais são os desafios da logística 4.0? 

Utilizar a logística 4.0 pode ser difícil devido aos desafios que estão ligados diretamente à escolha da tecnologia para cada operação do negócio. 

Portanto, é necessário um estudo para identificar qual a melhor tecnologia para adotar a sua empresa. 

Para o setor logístico é fundamental um bom investimento, afinal, será preciso uma mudança na cultura institucional da sua empresa.

Contudo, o custo para aderir a algumas tecnologias é alto. Apesar de gerar uma economia a longo prazo, isso acaba sendo um impasse para muitos empresários.  

São diversas tecnologias e muitas delas são complexas, por isso exigem funcionários cada vez mais capacitados. Infelizmente, falta mão de obra qualificada para esse tipo de atividade. 

Outro ponto muito importante é a falta de infraestrutura para colocar em prática as novas tecnologias. 

Qual passo devo seguir para aplicar a logística 4.0 ao meu negócio? 

Não é tão fácil adotar o uso da logística 4.0.  Será preciso estudar a necessidade da sua empresa, identificar as prioridades e escolher a tecnologia certa! 

Com isso é possível elaborar um plano de ação e mudar como a logística é vista na sua empresa. 

Preparamos um caminho que você deve percorrer para obter sucesso na adoção da sua empresa.

1 – Faça uma mudança cultural na sua empresa! Por isso, apresente as novas tecnologias aos funcionários e revele as principais mudanças que aconteceram. 

Invista em treinamentos para capacitar seus colaboradores! 

2- Invista em tecnologia. Foi falado anteriormente que há a necessidade de um estudo para identificar quais tecnologias irão agregar ao seu negócio. 

Estude tecnologias como: Big Data, internet das coisas, cloud computing, inteligência artificial e reconheça a necessidade da sua logística! 

3 – Otimize a cadeia logística. Por último e não menos importante, é preciso se atentar à cadeia de suprimentos. 

Portanto, todos os envolvidos no fluxo logístico devem estar habituados aos novos processos. Todos devem garantir a padronização e a eficiência da operação. 

Como a Fusion pode te ajudar nessa? 

 A Fusion oferece a solução mais completa especializada em gestão de entregas do Brasil.  

Conceito denominado como Delivery Management System que é composto por 7 módulos totalmente integrados com mais de 30 ERP ‘s do mercado. 

Desde a roteirização, monitoramento das entregas até a gestão da jornada de motoristas e ajudantes. 

Sua logística ganhará alta precisão, otimização, automação e um gerenciamento de baixo custo operacional. Entre em contato com a gente e faça um orçamento! 

Deixe uma resposta Cancelar resposta