Gargalos logísticos: O que são e como solucioná-los?

Gargalos logísticos: O que são e como solucioná-los?

Gargalos logísticos

Gargalos logísticos são consequência do atual crescimento do setor logístico no Brasil. Os desafios se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano empresarial. 

 Portanto deve-se atentar aos motivos que garante que não haverá problemas nos processos logísticos.

Um problema muito comum é a falha no fluxo de entrega das mercadorias. O que ocasiona gargalos logísticos que reduzem a concorrência, aumentam os prejuízos e diminui a receita.

Contudo, existem atitudes que ajudam os gestores a identificarem problemas com o intuito de evitá-los. A fim de reduzir riscos e aproveitar melhor os recursos. 

Entretanto, a logística possui alguns aspectos que são exclusivos desta área. Por isso, existem impasses que são únicos e que para resolvê-los precisam de tempo. 

O que é um gargalo logístico? 

É considerado um gargalo tudo aqui que influencia os resultados de uma empresa. Esses gargalos podem ser consequência de má informações entre equipes, falhas operacionais, falta de recursos ou processos mal planejados. 

Na maioria das vezes são caracterizados como situações que atrasam o fluxo de transporte de cargas e produtos. 

Ademais, os gargalos logísticos afetam diretamente a rotina da empresa, gerando atrasos nos negócios, reduz o custo benefício do investimento. 

Portanto, é necessário encontrar esses gargalos o mais rápido possível a fim de evitar a perda de dinheiro e a diminuição da produtividade. 

Quais são os maiores gargalos logísticos no Brasil? 

A área logística pode ser afetada por diversos tipos de gargalos. Essas peripécias acontecem por cadeias operacionais complexas ou processos logísticos mal projetados. 

1 – transporte de cargas 

No Brasil um dos maiores gargalos logísticos são consequência dos transportes de cargas. Entretanto, isso ocorre pelos altos custos e as más condições das estradas brasileiras. 

Todavia, o Brasil é um país com dimensões consideráveis, o que ocasiona longas distâncias entre um ponto e outro. 

Vale ressaltar também a restrição de alguns veículos nos centros urbanos, além dos altos riscos de furto e roubo nas rodovias. 

2 – treinamento de funcionários 

A maioria das empresas acham que investir em seus colaboradores pode ser um custo que não vale a pena. 

Existe uma grande parcela de funcionários que não sabem lidar com os gargalos logísticos muitas das vezes por falta de conhecimento. 

Portanto, investir em seus colaboradores é fundamental para o desenvolvimento dos mesmos. 

Desse jeito você garante a melhoria dos seus processos logísticos, além de ter profissionais capacitados para resolver os impaces. 

Não esqueça que os recursos humanos que fazem a empresa progredir, atingir metas e objetivos. 

3 – Processos manuais 

Infelizmente esse é um dos gargalos logísticos mais comum entre as empresas brasileiras, principalmente aquelas mais tradicionais. 

É possível encontrar empresas que usam cadernos para fazer anotações e analisar dados. Por outro lado existem aquelas que analisam suas informações através de planilhas. 

Sabemos que o uso do Excel é mais eficiente e rápido na hora de verificar alguns dados. Mas você sabe qual o problema de utilizar esses métodos? 

Ambos métodos precisam que pessoas anotem dados e sabemos que apenas um número errado pode abalar toda veracidade das informações, causando os empecilhos logísticos

Um exemplo comum de se encontrar são as roteirização manuais. Rotas são mal calculadas contribuindo para que o motorista percorra mais que o necessário.

O que ocasiona em um custo maior de combustível, além de colocar suas frotas em rodovias com péssimas condições de condução. 

4 – Aumento dos custos operacionais 

O custo de transporte, armazenamento de carga, logística de manuseio e seguro constitui uma parcela significativa dos custos operacionais.

Quando mal planejado pode afetar o preço geral do serviço com implicações em toda a cadeia de suprimentos.

5 – Gestão de estoque

Obter um controle de estoque é essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Com o estoque reduzido você perde clientes e com ele a mais você altera o fluxo de caixa o que prejudica o negócio. 

Como sabemos, estoque parado é dinheiro, portanto, é preciso de um bom planejamento para não faltar e nem sobrar. 

Sem contar que, com prazos de entregas curtos,  muitas das vezes ocorrem erros. Entretanto, esses erros podem ser corrigidos ao elaborar a conferência dos itens na saída dos armazéns 

Isso pode comprometer a relação com o seu cliente e gerar ainda mais custos, afinal, uma nova entrega terá que ser feita para corrigir o erro da anterior. Portanto, fique atento!   

6 – Falta de comunicação entre parceiros de negócio 

O fato de não ter uma comunicação assertiva e eficiente entre seus contatos de mercado pode influenciar a tomada de decisões e os processos logísticos da empresa. 

Contudo, a troca de informações no mundo atual é de extrema importância para se atualizar aos conhecimentos essenciais. 

Estamos em tempos de mercados altamente competitivos, além dos clientes se tornarem cada vez mais criteriosos. 

Manter a troca de informações entre parceiros é extremamente importante para que oportunidades sejam bem aproveitadas e fazer com que a empresa atinja um nível maior.

Portanto, esses são os principais gargalos logísticos presentes na grande maioria das empresas. 

O que fazer para evitar gargalos logísticos? 

Para evitar gargalos logísticos, as empresas podem utilizar diversos métodos. Eles tornam o trabalho diário da empresa mais ágil e dinâmico, sempre aptos a atender as demandas externas. destacam-se entre os principais: 

  • Utilização de indicadores de desempenho;
  • Empregar sistemas técnicos para gerenciar e distribuir rotinas;
  • Investir em ferramentas de compartilhamento de dados;
  • Empregar recursos que permitam maior automação, como a Internet das Coisas;
  • Implementar uma política de manutenção preventiva das ferramentas de trabalho;
  • Utilizar métodos de trabalho;
  • Capacitar mais colaboradores. 

Você pode está lidando com os gargalos logísticos no dia a dia sem saber. Portanto, utilize sempre métodos eficientes para averiguar e autenticar seus processos logísticos. 

A Fusion pode te ajudar nessa! Contamos com uma solução completa e especializada em gestão de entregas do Brasil.  

Conceito denominado como Delivery Management System que é composto por 7 módulos totalmente integrados com mais de 30 ERP ‘s do mercado. 

Evite gargalos com roteirização, geo monitoramento, gestão da jornada de trabalho e produtividade, não perca tempo e faça um orçamento conosco! 

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes