Centro de distribuição: Qual a sua finalidade?

Centro de distribuição: Qual a sua finalidade?

O centro de distribuição é um ponto muito importante e estratégico. O intuito é tornar mais ágil e eficiente os processos logísticos de uma empresa. 

A distribuição é um processo fundamental para obter sucesso nas operações de qualquer negócio. Um dos fundamentos mais essenciais para uma logística de sucesso é o centro de distribuição.

Entretanto, ter um armazém próximo aos locais de entregas facilita a logística nesta etapa. O resultado disto é o cliente satisfeito uma vez que suas encomendas serão entregues com mais rapidez. 

Por outro lado, o empresário precisa estudar todas as possibilidades antes de investir em um centro de distribuição, pois não é fácil fazer esse tipo de investimento. 

O que é um centro de distribuição? 

O centro de distribuição (CD) é uma unidade física que serve para armazenamento e despacho de mercadorias. Portanto, é uma área responsável por receber os itens quando chegam das fábricas. 

Esse processo de distribuição é uma das fases do Supply chain, que é desde a extração da matéria prima até a chegada ao cliente final. 

Uma das coisas mais importantes em um centro de distribuição é a sua localidade. Entretanto é interessante procurar por locais que estejam perto dos pontos de venda. 

Os centros logísticos em regiões onde tem um grande volume dos seus produtos resultam em redução de custos e um tempo menor de entrega. 

Todavia, por meios de processos logísticos eficientes a distribuição se torna organizada e em quantidades menores. As distribuidoras são responsáveis por elaborar as entregas até chegarem ao destino final.

Portanto, para que tudo funcione bem, há uma rotina de gerenciamento de estoque e armazenagem. 

Além disso é feito uma gestão qualificada a fim de estruturar bem os processos e agilizar as operações logísticas, cumprir prazos com clientes, reduzir custos e aumentar lucros. 

Como funciona o centro de distribuição? 

Rotinas apertadas geralmente são encontradas em centros logísticos devido às grandes quantidades de pedidos que precisam ser organizados para garantir sucesso, tarefas são divididas para que todos trabalhem juntos, assegurando as demandas.

Controlar o estoque é uma das funções do centro de distribuição, o que garante maior agilidade nas operações de distribuição e atendimento ao cliente.

Contudo, foi citado anteriormente a importância de manter o CD em localidades estratégicas que geralmente são próximas à saída da cidade. 

Ao adotar essa estratégia já é possível alcançar alguns objetivos como: redução de custos logísticos,  e com combustíveis.

Qual a diferença entre centro de distribuição e armazém?

A grande maioria acha que os centros logísticos são a mesma coisa que armazéns. Mas há uma grande diferença entre ambas estruturas. 

Os centros de distribuição são como uma ponte entre fornecedores e clientes. Portanto, um dos seus objetivos é atender as demandas dos clientes de forma direta. 

Vale salientar que os centros de distribuição possuem uma estrutura mais completa em todos os processos. 

Contudo, isso só é válido porque são equipados com tecnologias que auxiliam no processo de gerenciamento de pedidos, armazenamento e gestão de transportes. 

Por outro lado, o armazém tem como característica o armazenamento de mercadorias de forma eficiente. Além disso, o armazém é uma estrutura que serve à empresa em seu setor produtivo. 

Devido a isso, seu fluxo é mais lento e menos rigoroso, mas na maioria das vezes muito complexo dependendo do tipo de produto ou insumo armazenado. 

Entretanto, isso não quer dizer que um é mais importante que o outro. Cada um tempo o seu papel, porém, o armazém cumpre um dever significativo para várias empresas, sendo uma válvula de escape em tempos de grandes demandas. 

Contudo, o armazém é uma área extremamente útil e o que difere ela é o seu tipo de estratégia.

Como funciona um centro de distribuição? 

Muitos acreditam que a finalidade dos centros de distribuição é apenas responsável pelo despacho e o recebimento de mercadorias. 

Mas a verdade é que existem outras funções que lhe são atribuídas. Essa área da logística é essencial para a economia das empresas. 

1 – Recebimento 

É onde se inicia as atividades de uma central de distribuição. Devido a grande movimentação de mercadorias é necessário que: 

  • Ter agilidade no recebimento de cargas nas docas; 
  • Descarregar produtos dos caminhões adequadamente; 
  • Conferência da mercadoria conforme documentação.

2 – Movimentação 

Na fase seguinte, as mercadorias desembarcadas são dispostas nas áreas do centro de distribuição, seguindo as ordens de compra.

Essa movimentação interna de carga pode ter duas finalidades: tanto para depositar no CD até o momento de saída do produto ao destino final, quanto para acesso direto à plataforma de carga para ser despachado. 

Nesta fase, a atenção tem que ser redobrada já que há uma grande movimentação de máquinas e uma grande quantidade de cargas. Entretanto, se houver descuidos, além de prejudicar algum produto pode resultar em acidentes de trabalhos. 

3 – Armazenamento 

Um fato interessante da fase de estocagem em centros de distribuição é que os produtos não ficam muito tempo no depósito. Entretanto, as mercadorias são armazenadas por tempo suficiente para atender aos pedidos de compra dos clientes. 

Por exemplo, é muito comum uma carga chegar a um centro de distribuição, ser transferida para outro veículo e partir para outra carga.

4 – Separação de pedidos 

Conhecido como “picking”, a separação de pedidos é primordial para o êxito no contato com os consumidores. 

Contudo, se esse processo logístico é realizado com competência, o negócio evita problemas, processos judiciais e insatisfação dos clientes. 

5 – Expedição 

Esta é a última etapa da cadeia de atividades e é fundamental para entender como um centro de distribuição opera. 

Verificação e conferência dos itens, embalagem para proteção, documentação e acionar a transportadora para coleta são tarefas fundamentais.

Ao utilizar tecnologias ao seu favor o CD efetua de maneira otimizada e eficaz todos os processos da fase de expedição. 

Quais os benefícios do centro de distribuição? 

Se você tem dúvidas sobre o centro de distribuição, aqui estão as principais vantagens que ele traz para o seu negócio.

  • Mais controle sobre processos
  • Estoque centralizado
  • Gestão de sazonalidade
  • Agiliza as entregas
  • Redução de custos

O centro de distribuição é um fator extremamente importante para a cadeia de suprimentos. Com ele você ultrapassa sua concorrência e coloca seu negócio mais perto dos seus clientes o que gerará valor para ambos os lados. 

Antes de investir em um centro de distribuição faça um estudo das suas necessidades. Isso evitará que esse investimento seja apenas mais uma despesa. 

Deixe uma resposta

Proudly powered by SpiceThemes