Cadeia de suprimentos: Como fazer uma gestão eficiente?

Cadeia de suprimentos: Como fazer uma gestão eficiente?

Cadeia de Suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos é essencial para maximizar a eficiência e reduzir custos. Extremamente necessário para o sucesso de qualquer empresa. Todavia, é um campo amplo que abrange desde o fornecimento de matérias-primas até a entrega do produto final aos clientes. 

O mercado está cada vez mais competitivo, a gestão da cadeia de suprimentos é um fator essencial para atender às demandas dos clientes. Além disso, garantir a satisfação dos consumidores é essencial para manter a rentabilidade do negócio.

Ao decorrer discutiremos os princípios fundamentais da gestão da cadeia de suprimentos, incluindo seus benefícios, estratégias e tecnologias mais recentes. Acompanhe para entender melhor como essa prática pode transformar o sucesso do seu negócio.


O que é uma cadeia de suprimentos? 

A cadeia de suprimentos engloba diversas atividades, elas incluem desde a obtenção da matéria-prima até a entrega ao cliente. Estas atividades são necessárias para a entrega de produtos e serviços. Contudo, a  cadeia inclui todos os processos logísticos de produção, distribuição e logística envolvidos na entrega de um produto ou serviço.

Cadeia de suprimentos

O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é:


– Maximizar a eficiência e a rentabilidade do negócio;
– Reduzir os custos de produção;
– Melhorar a qualidade do produto e satisfazer o consumidor final. 

Portanto, o objetivo é maximizar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Com o intuito de reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade do produto final.

Em outra ponta, esse tipo de gestão envolve várias atividades. Estas incluem aquisição de matérias-primas, armazenagem, transporte, gestão de estoques, planejamento da produção e distribuição. Entretanto, cada atividade tem um papel fundamental na cadeia e pode impactar diretamente na satisfação do cliente final e nos lucros do negócio.

Afinal, para que serve? 

Todas as empresas precisam de materiais que ajudem a melhorar a qualidade do negócio. A cadeia de suprimentos é muito importante para que as empresas sejam bem-sucedidas no dia a dia. O gerenciamento desta cadeia é necessário para que a empresa consiga entregar aos clientes os produtos e serviços que prometeu.

Contudo, não para por aí!  A gestão da cadeia logística ajuda a reduzir custos e melhorar os prazos de entregas, a fim de evitar crises, recall ou processos. Além disso, a gestão pode influenciar a jornada de trabalho dos seus colaboradores.

A Cadeia de suprimentos pode ser dividida em categorias? 

Pode ser dividida em duas categorias principais: a cadeia de suprimentos direta e a cadeia de suprimentos indireta. A cadeia de suprimentos direta envolve todas as atividades necessárias para produzir e entregar um produto ou serviço. Entretanto, a cadeia de suprimentos indireta abrange todas as atividades necessárias para o suporte da cadeia direta. Podendo incluir: marketing, vendas e serviços de suporte.

Quer saber como é possível fazer uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente? Fique até o final! 

Qual a diferença entre cadeia de suprimentos e supply chain? 

cadeia de suprimentos, gestão eficiente, supply chain

Embora muitas pessoas usem os termos “supply chain” e “cadeia de suprimentos” como sinônimos, na realidade eles têm algumas diferenças sutis. O termo “supply chain” é frequentemente usado no contexto da logística. Enquanto “cadeia de suprimentos” é mais abrangente e se refere a todo o processo. 

A supply chain é o processo de gerenciamento de todos os componentes necessários para a produção e entrega de um produto ou serviço. Porquanto, é uma visão mais estreita da cadeia de suprimentos, concentrando-se principalmente na logística e nas atividades de transporte e armazenamento. O  que permite uma tomada de decisão mais assertiva. Supply chain e logística tendem a andar juntos sempre! 

A cadeia de suprimentos é um termo amplo. Engloba todas as atividades na produção e entrega de um produto ou serviço. Contudo, um olhar mais completo da cadeia de suprimentos.  Considerando todos os elementos necessários para levar um produto ou serviço, no final as duas fazem parte uma da outra. 

Quais são os níveis importantes da cadeia?

Com o intuito de maximizar o rendimento e melhorar o atendimento ao cliente, a gestão da cadeia de suprimentos segue um fluxo estruturado. Com as seguintes etapas: 

Fornecimento 

Os fabricantes fazem parte da etapa de abastecimento e distribuição dos produtos acabados a fim de realizar melhor as atividades. 

Estocagem 

É a etapa que separa os produtos que serão utilizados no processo produtivo. A função do gestor é fundamental nessa etapa e não deixar o estoque com limite excessivo. 

Produção 

Para manter a fabricação em funcionamento é necessário criar um planejamento de produção de acordo com as demandas. Contudo, ao fazer isso o processo se torna mais ágil o que satisfaz o cliente. 

Distribuição 

Nessa etapa o processo de transporte deve ser estratégico com o intuito de realizar as entregas no melhor prazo e qualidade possível. É recomendado usar uma frota própria, mas o gestor pode optar por terceirizar esse serviço. Entretanto, o custo será maior! 

Informação 

É chegada a última etapa. Ela é responsável por compartilhar notas fiscais, imprevistos, rastreamento de frotas e concluir a etapa de pagamentos. 

Como elaborar uma boa gestão? 

A gestão da cadeia de suprimentos é uma atividade fundamental para o sucesso de uma empresa. Ela se refere ao gerenciamento do processo de produção, começa com a obtenção da matéria-prima. Termina com a entrega do produto final ao cliente.

Elaborar uma boa gestão da cadeia de suprimentos exige uma visão ampla do processo. É preciso ter uma estratégia clara de como utilizar os recursos. É importante conhecer os fornecedores e suas capacidades, além de ter uma boa comunicação com eles.

Contudo, eleve o nível dos seus processos logísticos com uma gestão de qualidade. Auxilia na tomada de decisões, reduz custos e fideliza seus clientes de forma ágil e eficiente! 

Visite nosso site e busque por soluções que façam sentido para o seu negócio. A Fusion oferece um módulo para você monitorar de forma fácil e acessível as suas operações. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. 

6 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Proudly powered bySpiceThemes