Logística integrada: O que é e como fazer?

Logística integrada: O que é e como fazer?

Logística integrada

A logística tradicional é utilizada para ajudar as empresas a alcançarem bons resultados nas várias etapas da cadeia de suprimentos. Quando funciona bem, esse modelo tradicional permite também que o negócio se mantenha ativo no mercado em que atua. Porém, a logística integrada leva a empresa a um outro nível: a excelência.

O que é a logística integrada?

Logística integrada é um modelo de organização cujo foco é a coordenação de todos os processos da cadeia produtiva. Seu objetivo é proporcionar fluxos mais ágeis e dinâmicos, resultando em maior competitividade, melhora na experiência do cliente e otimização das operações.

Não é novidade para ninguém que as atividades que envolvem transporte, armazenamento, recepção e distribuição dos pedidos também ajudam a conquistar os clientes.

Afinal, uma entrega rápida e com todos os cuidados para a mercadoria chegar em perfeito estado até a casa do comprador faz toda a diferença.

Dessa forma, a empresa obtém um gerenciamento efetivo, amplo e de alto desempenho. Uma das principais bases da logística integrada são as ferramentas tecnológicas.

Por meio delas, o negócio acompanha as etapas, mensura os resultados e analisa informações para a tomada de decisões estratégicas.

Essa gestão é possível devido a capacidade dessas ferramentas em coletar, organizar, analisar e armazenar dados.

Vale lembrar o quão importante é ter uma gestão de dados no atual mundo empresarial.

Desse modo, é possível entender, por exemplo, o comportamento do consumidor. Sendo assim, as empresas podem inovar ou fazer melhorias nos serviços de entrega.

Sem dúvidas, a logística integrada remodela demandas, além de torná-las mais eficientes.

3 benefícios da logística integrada

logística integrada

Um dos principais benefícios da logística integrada é o controle sobre o fluxo de produtos e processos.

O gestor pode acompanhar as atividades de uma ponta até a outra: do momento em que o fornecedor libera os produtos até a entrega ao cliente final.

Além disso, integrar as áreas torna a rotina de trabalho mais fluida, beneficiando todos os elos envolvidos.

Assim, é possível desenvolver estratégias de negócio com maiores chances de darem certo, colaborando em uma tomada de decisão mais consciente.

Antes de mais nada, precisamos saber que os consumidores estão cada dia mais exigentes e não se deixam levar por qualquer informação. Eles buscam preços baixos e produtos de alta qualidade, mas também estão acompanhando de perto como a empresa está se relacionando durante toda a jornada de compra.

Por isso, é importante entender para que serve a logística integrada e suas vantagens. Confira:

1. Agilizar processos

Algo que as empresas estão trabalhando cada vez mais é agilidade. É comum vermos equipes compostas por profissionais de agilistas ou até mesmo áreas que adotam o processo de métodos ágeis no dia a dia do trabalho.

A logística integrada vem para facilitar a comunicação entres todas as etapas de um fluxo logístico. Isso permite que os times se conectem e tenham noção do começo ao fim de tudo que está acontecendo. Só assim será possível evitar erros e proporcionar uma experiência única ao cliente.

2. Conquistar clientes e fornecedores

Precisamos pensar que, se a logística está organizada, clientes e fornecedores, com certeza, estarão satisfeitos.

Dessa forma, a logística integrada também serve para conquistar esse público, já que ela vai viabilizar propostas para preços justos e facilitar um melhor atendimento ao cliente. Lembre-se: o consumidor deve estar no centro do negócio sempre!

3. Reduzir custos e erros

A partir do momento que você tem um sistema que integra todas as ferramentas e comunica as etapas do pedido, tudo fica mais organizado. Até porque o gestor terá uma visão geral e estratégica, com a possibilidade de encontrar erros e consertá-los a tempo.

Além disso, a otimização reduz os custos que seriam gerados pela perda de tempo, desperdício de materiais e retrabalho da equipe.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Proudly powered bySpiceThemes